Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cap. 18 - A Chave perdida


PRIMEIRAMENTE QUERO DESEJA UM ANO REPLETO DE REALIZAÇÕES E MUITA HISTÓRIA BOA PRA CONTAR PRA TODOS NÓS.
"Segundamente" quero me desculpar pelo praticamente abandono né, última postagem foi ano passado dia 19 de dezembro. Foi mal mesmo, mas sabe como é a correria de final do ano, e do começo também, aos poucos to ajeitando tudo e terei mais tempo pra internet e, é claro, pro blog.
Acompanhem aí e gente, COMENTEM, NEM Q SEJA PRA ME XINGAR POR DEMORAR PRA POSTAR... NO POST Nª20 RESPONDO E COMENTO CADA COMENTÁRIO DOS 10 ÚLTIMOS POSTS, VOU FAZER ISSO SEMPRE A CADA 10 ATUALIZAÇÕES. =D Mais uma vez, ME PERDOEM PELA DEMORA... então vamos lá...

As despedidas são sempre difíceis no navio, lá o sentimento é tão intenso, a carência e tudo mais, que a galera que se identifica, se liga de uma forma que parecem amigos de infância...
O Denilson se foi, voltou pra ficar com sua mãe nessa hora difícil, e com toda razão, família em primeiro lugar. Falando nisso, se você tem problemas com sua família, briga com seus irmãos e acaba se isolando dos seus parentes, o navio é uma boa pedida. Lá você sente o quanto sua família é importante pra você, Eles sentirão saudades suas tanto quanto você deles, e quando voltamos pra casa, a impressão que temos de estar em casa é de total conforto e aconchego da família, afinal, família é uma só.
Mais um dia de embarque se foi, mas dessa vez, o cruzeiro não estava tão cheio, eu tinha algumas cabines que não foram ocupadas, ufa, menos trabalho, mas também, menos dinheiro.
Nas cabines vazias de sua sessão tem que, supostamente, tirar o pó diariamente, e deixá-las totalmente prontas, pois pode não haver na lista como cabine ocupada, mas pode haver trocas e embarque de última hora, então terá que limpá-las igual (o que é um saco). Mas vocês me conhecem não é.
As cabines que eu vi que não iriam ocupar eu deixei pra faze-las durante a maleta, pois como vocês já leram anteriormente, cada um leva as malas de sua sessão. Então o que eu fazia: sabia quais eu não teria embarque, e na correria que é de manhã, com tanta coisa pra fazer, eu focava nas listadas como ocupadas, e apenas tirava o lixo e a roupa de cama. Deixava engatilhado os materias para fazer cada uma delas, se desse tempo antes do meio dia, eu limpava todas, mas geralmente não sobrava tempo não, então ficava sempre alguma pra trás. Eu abusei, e muito, da sorte. Foi a primeira vez que tive a experiência de fazer isso. Descia. almoçava rapidamente, e voltava para a sessão, banho tomado, pra receber os passageiros e suas "maletas".
Eu levava todas em frente a porta da cabine, e se por acaso tivesse bagagem de alguma das não feitas por mim pela manhã, eu entrava logo e já fazia a cabine, preparava na correria antes deles chegarem. E, sempre tenha uma resposta (uma desculpa) na ponta da língua caso os passageiros entrem e esteja faltando algo, a primeira impressão é a que fica, seja excelente com o passageiro, e ele será no mínimo educado com você ( o que já é ótimo). Arrumei as cabines que faltaram durante as "maletas", e me apresentei pela noite, como de costume. Como combinado entre todos os camareiros, ninguém limpava cabines na noite de embarque, pois era desnecessário ao nosso ponto de vista, não pelo dos nossos chefes. Apenas juntava-se camas ou separava.
O meu supervisor, o Curt, ficou me cobrando tirar o pó das cabines vazias e aspirá-las. Como eu tinha poucas cabines para limpar, entrei nas vazias para arrumar o "set up" e tirar o pó. Era noite e um passageiro me chamou para pedir gelo. Eu fui buscar, o passageiro havia saído da cabine, então fui colocar o balde na mesinha.
De repente comecei a suar frio, fiquei extremamente nervoso, apalpei toda minha roupa, não senti nada. Eu havia perdido a chave mestra (era um cartão vermelho no Soberano) da minha sessão. Fiquei desesperado, eu liguei pro Curt via bip, e ele nada de retornar, pedi a opinião dos meus vizinhos de sessão, eles disseram que era pra eu descer na oficina logo, e avisar, pois alguém podia ter encontrado a chave, e usar de má fé.
Desci, torcendo para que o chefe Eldon não estivesse lá. mas ele estava.

- Que paso? Habla, que paso?
Eu falei o que havia acontecido, ele mandou eu voltar, e procurar na sessão. Me emprestou a chave que abria todas as cabines do navio inteiro, e eu procurei, entrei cabine por cabine, e nada da minha "tarjeta". Usei a "tarjeta' do Morazam (dizia morassam) para terminar de fazer as cabines. Quando cheguei na oficina, para entrega o Daily Report e devolver a chave mestra pra Morazam, todos já estavam sabendo do que havia ocorrido.
Morazam fez questão de falar alto e em bom som, que ele havia trabalho 15 anos em navio, e nunca havia perdido nada da empresa. Eu achei desnecessário ele ficar gritando aquilo, afinal, eu e ele éramos pessoas diferentes, então respondi a ele, cauteloso e educado.
"É por isso que você hoje é chefe, somos pessoas diferentes, nunca que eu vou ficar 15 anos trabalhando aqui".
Parecia que minhas palavras haviam silenciado a de todos ao redor, Morazam apenas me olhou, com um olhar fixo, e eu apenas dei um sorriso de canto de rosto, sem graça, tipo "falei besteira", mas o silêncio permaneceu. Fui pra cabine.
Eu iria dormir direto, mas o pessoal me ligou, então fomos pro Crew Bar, todo mundo bebendo e perguntando como eu consegui perder a chave.
Mas o assunto principal ainda era sobre o transfer pro Atlantic Star, afinal, nosso grupo de amigos todo pediu a transferência, para garantir a temporada européia.
Eu estava cansando já disso e nem comentei nada, tinha sido um dia estressante pra mim, e nem vontade de beber eu tive, apenas molhei os lábios com uma Coca-Cola mesmo. Fui pra cabine descansar.
Liguei pra minha mãe, quando ela disse "Alô?". Não me contive, chorei, mas chorei feito um bezerrinho desmamado ( nem sei que situação fica um bezerro desmamado, mas deve ter sido parecido), ouvir a voz da pessoa que mais amamos no mundo, sabendo que vai demorar ainda pra poder ver essa pessoa pessoalmente, dói, nossa, como dói, a saudade sabe bater com força quando quer.
Dormi aliviado.

Fiz todas as coisas rotineiras de costume, e quando cheguei a Oficina pegar a chave, na verdade, emprestar a de Curt, o assistente responsável pelo meu Deck, havia um aviso sobre a mesa com meu nome. Eu não entendi o que era, me explicaram, eu iria receber um "Warning", por ter perdido a chave. O meu primeiro Warning.
As 9 horas da manhã eu deveria ir até a sala do meu chefe para que ele me acompanhasse até o Capitão, o indivíduo de cargo menos apenas que o Comandante.
Eu não estava preocupado até ouvir uma das colombianas pequeninas perguntarem a mim:
- Tu vai firmar "warning"?
- Si, creo yo que si.
- Tengo miedo d'aquele hombre...
Então perguntei:
- Que hombre?
- No lo sei su nombre, pero lo llamam de sin alma!

Sin alma, em espanhol, quer dizer, SEM ALMA.
Uma familiar sensação de frio na barriga encheu meu corpo. Agora eu estava com MEDO.

GALERA, VALEU PELA COMPREENSÃO, AGORA TEREI MAIS TEMPO PRA ATUALIZAR, ME COBREM ATUALIZAÇÃO TÁ, QUE DAÍ ME TOCO! AUHAUHAUHAUA UM GRANDE BJO E BOA SORTE A TODOS. PERGUNTEM, COMENTEM, ESSE ESPAÇO É DE VOCÊS.


Imagem de hoje: o bipolar chef MOrazam

6 comentários:

  1. Foi você que falou que poderías postar comentários com reclamações... entaum lá vai...

    NÃO DEMORE TANTO A POSTAR NOVAMENTE!

    Rsrsrsrs... seu blog é muito legal, é quase um pecado demorar tanto para sair novos posts... mas a vida de todo mundo tá corrida mesmo, então te damos um desconto!


    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cara, não sei se vc colocou isso em algum post, mas em qual navio vc está? Trabalhei no Sovereign como GPU e desembarquei semana retrasada sem que voltar mais kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Adooooro o seu blogger...!!!
    To querendo entrar para essa vida, vamos ver.. bjussss

    ResponderExcluir
  4. Guto, quer me matar do coraçãoooo?
    Conta mais,conta mais...!
    Brincadeira, sei q é complicado, mas nãoesquece da gente!
    bjus

    ResponderExcluir
  5. ah, um warningzinho pelo menos é basico... e o cartao, encontrou depois??? eu sempre esquecia minhas chaves dentro do bolso de alguma calça suja, sem falar que ja perdi o crew card e name tag varias vezes... normal!

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler os eu blog hj e ja li todos os posts realmente adorei ele! Eu embarcarei em breve pela 1° vez na vida pela cia COSTA CROCIERE. Apesar de sermos de cias e cargos diferentes ja me tirou algumas boas duvidas e sobre a rotina do trabalho!
    E me surpreendi de vc só levar um "Warning" agora pois segundo as regras da COSTA 1 min de atraso ja leva "Warning", ja imagina o que me espera né! kkkkkk

    ABRAÇOS! E Poste mais =)

    ResponderExcluir