Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cap. 19 - "Warning"


Eram 9 da manhã, como combinado, subi na respectiva sala onde encontraria o Capitão, o sem alma. Haviam apelidado ele assim pois ele não sorria pra ninguém e nem respondia se alguém o cumprimentasse pelas corredores, era um homem fechado, mal-humorado e diziam que ele era injusto muitas vezes. Não havia o que eu fazer, afinal, eu perdi a "tarjeta" da minha sessão, o "warning" era conseqüência.
Cheguei ao lado da sala, estavam lá meu chefe, Eldon, o chefe do Restaurante, com um Assistant Waiter que devia ter feito alguma cagada assim como eu. Entramos na tão temida sala do "Sem Alma". Ambos os chefes de departamento falaram o acontecido, após a explicação dos chefes, o Capitão os dispensou e ficaram na sala, eu , o guri do restaurante, o Safety Security que estava traduzindo nosso "portunhol" pro inglês britânico do Capitão, que era grego. (nossa que merda de confusão é essa auhauhau).
Falei exatamente tudo que havia acontecido, sentei já esperando o papel oficial para firmar (assinar em espanhol) a advertência, com mais duas, eu ganharia meu sign off e não poderia retornar mais para a companhia.
Mas não havia papel algum, o capitão, apenas me chamou, eu olhei para ele, e ele me explicou como fazer para não perder a "tarjeta". Exemplificou com a sua própria, que havia um furo, e era amarrada com uma corda elástica, impossível de perdê-la assim.
Me surpreendi. Todos pensavam muito mal daquele homem, e ele era totalmente o oposto, foi muito compreensível, e disse que isso era algo comum de se acontecer.
Saí da sala com um sorriso de orelha a orelha, a Iemanjá tinha me protegido, não sabia que ela aceitava cascas de frutas e chinelos, porque foi a única coisa minha que foi pra ela, mas ela havia me protegido.
Como de costume em qualquer navio, todos queriam saber como tinha sido minha visita ao capitão. O dia passou e eu contei a todos como foi. Todo mundo ficou feliz por mim, ou melhor. quase todo mundo...
O chefe Eldon já tinha uma imagem ruim sobre mim por causa da sua única inspeção, algo que eu já relatei aqui a alguns posts atrás. Mas pra ele foi indiferente, por mais que ele me achasse sapateiro, ele tinha uma certa simpatia comigo.
Quem não gostou de eu ter saído ileso dessa foi o que mais me encheu por causa da chave: Chef Morazam.
Foi bebemorar a minha sorte no crew bar, e havia um recado no mural de lá indicando o dia do pagamento. o segundo pagamento meu à bordo. faltavam apenas alguns dias. Eu tava torcendo pra que os dias passassem rápido até lá.

Os dias foram passando, e o "pay day" ficando cada vez mais próximo.
Eu não dormia a tarde, como fazia a maioria dos meus companheiros de profissão, passava a tarde, lendo, escrevendo, ou inventando algo para fazer. Pois fazer isso dentro da minha cabine com o Victor Hondurenho roncando e reclamando caso eu acendesse alguma luz, preferia ficar fora ou então na cabine da Dani e da Marli, onde passei tardes divertidíssimas.
Agora faltava apenas um dia para o pagamento, eu estava beeeeem feliz.
O telefone tocou, eu fiquei morrendo de medo de ser meu chefe me acordando por causa de atraso novamente.
Atendi, era ele mesmo. Pulei na cama, mal ouvi ele falar, e já desliguei. Eu estava retirando as roupas do uniforme quando percebi que havia algo errado.
Victor estava deitado, dormindo ainda, e o relógio marcava 7 horas da manhã. Antes de eu entender algo, o telefone tocou novamente.
Não sei, mas aquele telefone tocando de manhã me dava muito mais medo que qualquer Big Fone daquele programa extremamente culto da Globo (nada contra, eu vejo também rsrs).
Era Morazam, ele perguntou se eu havia bebido, respondi que não, a voz dele pareceu entristecer-se, ainda não sabia o motivo, mas logo ele me falou.

- Hoy usted tendre que venir mas temprano, alcool test!

Desliguei o telefone pasmo. Por que eu? Agora sim eu havia entendido o desânimo quando afirmei não ter bebido no dia anterior. Ele me queria fora, pelo menos até então.

O alcool test e drugs Test, são testes realizados mensalmente nos navios, onde é escolhido "aleatóriamente" 5 ou 4 pessoas de cada departamento para ver se você está bebendo demais, ou se drogando no período a bordo. Eu digo aleatoriamente pois é isso que eles dizem fazer. Mas na real eles escolhem quem eles acham que bebe demais, e que querem ver fora da equipe. Foi o meu caso, pois essa tarefa de "sortear" as pessoas testadas do nosso departamento era dele. Depois que viu que eu tive sucesso no meu encontro com o capitão, ele ficou um pouco magoado comigo, pois o próprio capitão falou diretamente a ele que minha visita lá foi uma perda de tempo para ambos, tanto para mim quanto para o "Sem Alma" (mas com justiça na minha opinião)e isso, tinha deixado ele bem louquinho pra me ferrar.

Graças a Deus eu não tinha bebido um dia antes, nem tinha ido ao Crew Bar, realmente foi Deus. Um cara que vai todos os dias pro bar e justo num único dia do mês não vai, e descobre que tem que fazer um teste de nível alcoólico no sangue no dia seguinte, é algo divino. Eu digo e repito pra vocês, eu fui um cara MUITO SORTUDO em tudo que eu aprontava por lá. =D

O dia passou, eu imune, e fui o comentário do dia, dois caras do Bar foram mandados embora pois tinham grande teor de alcoól no sangue. Uma pena. E o pior, dentre os 2o testados, 13 eram brasileiros.
Mas nada como o PAY DAY para animar qualquer um. Enfim ele havia chego.
Era o primeiro salário com mês completo de passageiros a bordo, então todas as semanas viriam com comissão de acordo com os passageiros que eu tive na minha sessão.
O sorriso das pessoas que recebiam estava muito diferente do que da primeira vez que estive no Crew Purser pra receber.
Era cedo e parecia que todo mundo resolveu ir ao mesmo tempo receber, a fila estava grande, mas divertida, afinal todo mundo estava ansioso pra ver o salário real que se ganha em um navio cruzeiro.
Chegou minha vez, o meu envelope estava mais gordinho, assinei o papel com o meu nome e o valor pago a mim, não conferi nada na hora. saí da frente da mesa com apenas um passo pro lado. E abri o envelope ali mesmo, onde haviam acabado de jogar vários dólares minutos antes.
Contei... Meu sorriso foi surgindo instantâneamente em minha face.
Contei a última nota, eu havia ganho naquele mês o valor de...


GALERA NEM VOU PEDIR MAIS DESCULPAS NÃO PELA DEMORA, PORQUE NÃO ADIANTA EU DEMORAR E PEDIR DESCULPA TODA VEZ NÉ, PROMETO AGILIZAR MELHOR AQUI, PROMETO MESMO!

GENTE MANDEEEEEEM MUUUUUUUUITAAAAAA PEEEEEEEERGUNTAAAAAAAA... ESSA É A HORA, O PRÓXIMO POST SERÁ UM VIDEO MEU RESPONDENDO TODAS AS PERGUNTAS DOS ÚLTIMOS 10 POSTS E SE VC TEM ALGUMA DÚVIDA REFERENTE A QUALQUER COISA É SÓ PERGUNTAR QUE FAREI UM VIDEO RESPONDENDO TUDO PRA AJUDAR VOCêS...


Imagem do post: Mios Dólares!

Meu Twitter www.twitter.com/GuttoSevensins

Comentem aí!

20 comentários:

  1. hahahahhahaaa! Vc da muita sorte mesmo hein(espero ter a mesma tbem na COSTA)! E vc adora fazer um suspense! XD

    ResponderExcluir
  2. Oi Gutto.
    Meu..adoro ler os teus relatos...me divirto muito e ainda fico com mais vontade de embarcar.
    Tenho umas perguntas....
    1) adorei quando vc contou que teu ex chegou no ultimo minuto antes de vc entrar no ônibus...foi romântico mesmo...(queria que meu namorado fizesse o mesmo ahahsuhaus mas e ai...v6 tiveram a chance de um "remember" depois disso? ele merece né rsrsrs
    2) Vc disse que o pessoal do staff tem alguns privilégios sobre os crew, como comer em restaurante diferente..que outros privilégios eles tem? esses privilégios compensam a grana menor?
    3) da pra rolar sexo no navio com outros tripulantes? onde? já que tem sempre um companheiro de quarto? afinal não da pra ficar 8 meses na mão né asuashaushausauh
    4) quantas horas os tripulantes tem pra visitar as cidades onde o navio atraca?

    Depois pergunto mais...abraçoss

    ResponderExcluir
  3. Guttoo ... Ah meu vc nos mata de tanta curiosidadeee... Compensou o 2º salario ;;; e entao quero saber mais sobre a rotinaaa do camareiro abraço manow.. e continue assim... ta divertidissimo.

    ResponderExcluir
  4. Oba, postagem nova! Agoro quando isso acontece! =D

    Gostaria de perguntar algumas coisas coisas:

    1 - Relacionamentos entre tripulantes: imagino que deve bater uma carência feroz lá dentro. Como é o relacionamento entre tripulantes? Brasileiro tem alguma dificuldade ou facilidade quanto a isso? Tem alguma nacionalidade que te chamou mais atenção? "Pegou" alguém?

    2 - Guardar dinheiro: existe algum locker ou algo tipo para guardarmos dinheiro? É seguro? Pode-se guardar no crew office?

    3 - Relacionamento com cabin mate: caso eu tenho um cabin mate tão nojento quanto o seu, existe a possibilidade de troca? E se eu combinar com outro brasileiro de dividirmos cabine, seria possível?


    Bom, por enquanto aos essas as perguntar que eu tenho... se lembrar de mais alguma eu volto.


    Abração e felicidades!


    Ruben Antunes
    http://mineironomar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Humm...Maneiro Post, Gosteii, Tenso Na Hora do Pagamentoo..Hehe

    ResponderExcluir
  6. aff, se no MSC armonia tivesse essa parada de teste de alcool e drogas.... hahahahahhaa
    teriam muitos crew, staff, kapos e oficiais que iriam desembarcar... prefiro nen comentar, mas o bagulho la dentro de drogas é frenetico.
    fora os indianos que trabalham bebados. todos sabem e nao fazem nada. é um bunda lele mesmo...

    mochilabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Guttoooooooooooo,

    Vê se não esquece do Blog em??? Posta sempre né....
    Perguntinhas:
    1- O que vc indica de se levar na mala do novo tripulante?
    2- Levar quanto de dinheiro e qual moeda?
    3- Alguma dica pro avião? Pra nao chegar tão cansado pro trabalho.
    4- Qual a melhor áre4a de se trabalhar de 1ª vez?

    Acho que só isso.

    Tchau e fico no aguardo do post 20..... O FAMOSO.

    ResponderExcluir
  8. Olááá!!

    Parabéns pelo blog, me tirou mtas dúvidas.

    Estive no Soberano mês passado (fev/2011) como passageira e conheci a Fernanda que trabalha lá como camareira (por coincidência tb no deck 6 hehehe)e deu uma louca vontade de ser uma tripulante, por isso estou pesquisando o máximo pra saber se realmente vale a pena largar tudo (família, trabalho, faculdade, amigos) por essa experiência.

    Gostaria mto da sua opinião sobre isso.

    Tenho algumas perguntas tb:
    - A pullmantur é a melhor cia??
    - Posso escolher o navio em que quero trabalhar?
    - Qual a possibilidade de eu e minha amiga conseguirmos trabalhar juntas no msm navio??
    - Qual a época de contratação das cias?

    é isso aí...Vlw!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. pra que tanto suspense meninooooo.. rsrsrs'
    seu blog é um dos melhores!!!

    fico hoooras aqui lendo e relendo e me imaginando á bordo xD,
    já acompanho seu blog faz um tempo mas nunca comentei (não sei pq. Mas você tá de parabéns.. mesmo demorando p/ postar hehe'

    to aguardando o próximo post
    o/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu adorei o seu blog ... to pensando seriamente em me jogar nessa vida, aprendi muitas coisas lendo a sua história a bordo.
    Caramba, vc teve muita sorte mesmo hein aauhauah ...

    Me identifiquei um pouco com a sua vida antes de trabalhar no navio, tbm trabalho com telemarketing e odeio aquilo lá, minha chefe é uma infeliz; queria muito poder falar pra ela o que vc falou pra sua chefe, sobre ganhar em dólares kkkkkk.

    Tenho algumas perguntas:
    -Como é a cabine dos tripulantes? Quero dizer,eu sei que é minúscula .. mas lá não tem janelas né? Eu ouvi dizer que as cabines dos tripulantes ficam abaixo do nível no mar, é verdade? E não dá medo não? Tem ar condicionado? Vc tem que comprar água mineral?

    -Como se lava roupas íntimas? Vc tbm pagava pros helpers lavarem??

    -Quanto tempo mais ou menos vcs tem de 'time off' por dia?? Tem esse tempo livre todo dia ou não? De quanto em quanto tempo?

    -Queria que vc fizesse algum post só pra dizer o que realmente uma pessoa tem que levar na mala antes de embarcar, tudo que se usa, o necessário e indispensável mesmo. Desde roupas, até objetos pessoais, documentos .. e tbm as 'manhas' dos tripulantes, sobre como guardar a grana na cabine, e outras dicas pra quem ainda não tem experiência a bordo.

    - Quais são as nacionalidades que são mais legais? Tirando os brasileiros hehe.
    E os piores?

    Desde já te parabenizo pelo blog, e pela coragem, afinal não é fácil chegar até o fim disso tudo.
    PARABÉNS.

    :D

    ResponderExcluir
  11. Opa, fala aí Gutto, td blz?

    Parabéns pelo blog, bem legal mesmo! Espero embarcar em algum navio da Costa muito em breve!

    Bom, as perguntas aí em cima já vão sanar muitas das minhas dúvidas. Mas tem umas perguntas que eu queria fazer:

    - Segundo a Infity, eu vou ser "Steward Crew", e o meu 'curso' vai ser sobre restaurante....alguma ideia do que eu vou fazer a bordo? hahahah

    - Qual temporada é melhor? A Brasileira ou a Européia?

    -E eu ví ali em cima uma pergunta sobre o relacionamento entre os tripulantes, mas eu vou além....e a "pegação", rola mesmo? Ou os chefes são chatos com isso?

    acho que é só isso! hahahaha

    Mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. O valor de quanto *O*?

    Cara em duas hrs li seu blog inteiro e to louca
    pelos proximos posts! Eu tenho vontade de ser tripulante... meu ingles e mais pra menos do que pr mais e nao tenho experiencia em hotel... seria interessante vc nos falar maais sobre as - prguntas feitas na entrevistas - o que levar na bagagem (roups, higiene pessoal e tal) dentro do navio s coisas são caras? tem freeshops, lojinhas e tal? -quaando a pessoa fica acamada o que contece? tipo crise de coluna, gripee forte e etc? tem enfermaria? eles aplicam injeções, dao remedios, vcs tem day-off ou as folgs sao apenas o horario entre uma limpeza e outra? - me fala um pouco, na real, sobre as tips... ql o valor maximo que vc ja conseguiu (cuiosidade com o dinheiro alheio hoioih)desde ja agradeço pelas respots, valeu e amei o eu blog! Favoritado! bjo e ate mais!

    Mima B.

    ResponderExcluir
  13. Continue a história vc mesmo....
    (o tutor do blog parece ter morrido e deixado para os leitores continuarem a história)

    US$ 900,00

    ResponderExcluir
  14. oie... a maioria dos blogs fala de tudo... menos do dim dim.. rsrsr queria saber onde vcs guardam o dinheiro... tem como mandar pra alguma conta bancária... nao rola furtos ?

    ResponderExcluir
  15. POxa cara... muito legal da sua parte fazer um blog como esse!! Eh de grande ajuda!!! Considero o melhor dos 28 que já pesquisei!!!!!!!!

    Olhe, estou lenda cada capítulo minunciosamente... pra não ter dúvida nenhuma.

    Queria aproveitar a ocasião para perguntar se vc sabe dizer como é a vida de um snackboy ou snack steward.

    Parabéns pelo blog mais um vez!

    Roberto - Salvador-BA(betinho40@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Amei o seu blogggg, mas poxa !! parece q isso não é atualizado há meses !!! vamos deixar a preguiça de lado e atualizar isso daki !! ok??? beijinhosss

    ResponderExcluir
  17. PODE DEIXAR MEUS AMORES SEXTA ESTARÁ ATUALIZADO COM O VIDEO E NO SÁBADO COM A CONTINUAÇÃO DA MINHA AVENTURA MARÍTIMA...

    ResponderExcluir
  18. cara, valeu por postar. é muito bom saber dessas curiosmoidades da vida a bordo e tbm nos preparararmos pra algumas coisas. embarco no meio de agosto pela ibero. valeu e sucesso em seu contrato. bjão lorena

    ResponderExcluir
  19. Cara... muito bom... logo logo estarei fazendo meu primeiro embarque... estou saindo daqui do Rio pra sua cidade... Abraços! Ah! irei pra Pullmantur

    ResponderExcluir