Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

Cap. 21 - A ilha privativa


... Todos à minha volta estavam curiosos para saber o quanto eu havia ganhado. Eu contei as notas mais uma vez e a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi ligar para minha mãe, da mesma forma que liguei no primeiro salário, mas dessa vez a notícia seria outra. Fora as gorjetas que foi o que me quebraram o galho durante o mês, eu havia recebido 2.340,00 dólares, na época equivalia a 5.499 reais, pois trocando os dólares dentro do navio, conseguíamos o câmbio a 2,35 reais cada dólar.

Ninguém entendeu a minha pressa pra chegar a minha cabine, afinal, depois do decepcionante primeiro salário, não estávamos tão empolgados com o “PAY DAY”, mas graças a Deus, o conteúdo do envelope naquele dia tinha sido bem diferente do envelope passado.

Nos primeiros meses, geralmente nos primeiros três, há um desconto que a Pullmantur chamada de “calção”, uma forma de seguro caso o tripulante desistisse e rompe-se contrato, esse dinheiro seria usado para pagar a passagem de volta. O desconto é de 700 dólares (na minha época). Caso você cumpra o contrato todo, o valor é devolvido no seu sign-off. Mesmo com o desconto eu tinha recebido a bela quantia.

Peguei o telefone, liguei para minha mãe, ela mal pode me dar oi eu logo fui falando...

- Mãeeee! Vou ter que te dizer que foi mais um mês que não poderei depositar aqueles 1000 que peguei com você...

- Não tem problema filho, e ta compensando o trabalho?

-Mãe, não poderei depositar porque vou mandar dinheiro pra você vir aqui no porto de santos me ver, quero que pegue esse dinheiro pessoalmente, e aproveita e me traga um notebook também e uma máquina digital.

-Mas filho, vou ver como que ta o limite do meu cartão pra pegar tudo isso.

- Mãe, vou pagar tudo a vista, esse mês recebi, convertendo em reais, líquido de 5 mil conto manhêÊEÊ! Finalmente vi que valia a pena mesmo esse negóciooo!

Minha mãe ficou hiper feliz, senti o sorriso na voz dela, agora não sei se foi porque eu estava finalmente tendo resultado financeiro no trabalho que tanto me dediquei pra conseguir, ou porque eu iria pagar o que eu devia pra ela. (kkkk)

Combinei com minha mãe tudo a respeito. Eu estava muito feliz. Após desligar o telefone, vi o barulho no corredor. Abri a porta. E vi uma cena hiper satisfatória, vários brasileiros, todos sorrindo, meus amigos, que suaram tanto quanto eu aquele mês todo com receio de que tudo aquilo que haviam falado a respeito de trabalho em navio, geralmente mal, fosse verdade. Foi justamente ao contrário. O trabalho de “marinheiro” realmente era difícil, mas ao final, estava começando a ser compensador, financeiramente falando, pois como experiência de vida, é algo fantástico, que se por no papel, se eu ganhasse um terço do que ganhei eu deveria agradecer igualmente, pelo crescimento profissional e principalmente pessoal.

Todo mundo estava muito satisfeito com o salário recebido. Claro, sempre tem aquelas pessoas que insistem em ser negativas, que vêem defeito em tudo e que reclamaram sobre algum desconto e outro. Mas eu nem lembro o que disseram que não costumo dar atenção a esse tipo de gente. Quer um conselho? Faça o mesmo. Pessoas negativas lá dentro, só vão fazer com que você se sinta mais fraco e frágil, e o negócio já é difícil com uma visão positiva, imagina focando os problemas. Melhor não!

Fui na cabine da Dani, ela estava falando com a mãe dela, falando sobre a grana. Esperei ela terminar, enquanto isso fiquei conversando com a Marli... Ela estava tão feliz quanto, pois além de contas como todos nós tínhamos, a Marli tem uma filha, e era mais difícil ainda ficar longe sem ver lucro. A próxima parada do navio iria ser na Ilha Privativa da CVC, em Angra dos Reis. Como todo mundo estava com grana, marcamos de pegar um pagode na praia e curtimos melhor a ilha, dignos de passageiros. Como não havia tempo para falar com todo mundo, deixamos para marcar com o resto do pessoal no Crew Bar. Eu havia levado 2 pendrives, máquina digital, óculos, tudo em uma grande mochila.

A descida do navio para a ilha era em botes e escunas, e como esses barcos têm uma capacidade pequena de pessoas a bordo, faziam grandes filas para sair do navio. E, como era de se prever, os passageiros tinham prioridade para o desembarque na ilha. Porém para voltar ao navio, a prioridade era do CREW.

O dia estava maravilhoso, sol forte, céu azul, praia cheia, gente bonita, a paisagem em na praia sempre era ótima, tanto a natureza quanto as pessoas que se banhavam nela. A banda da ilha privativa já estava tocando e a galera toda já estava dançando. Eu fui na lan-house antes de ir curtir com a galera, uma facada, R$6,00 meia hora, mas atualizei, o que eu usava na época, o Orkut. Rsrs.

Sai da lan e a praia já estava fervorosa, a Dani já estava em frente a banda, com uma cerveja na mão, eu já passei no quiosque que ficava logo ao lado da tenda que era como se fosse uma pista, com a banda e espaço para dançar. Joguei a mala em cima da mesa e fui logo pra roda em frente a banda.

Dançamos, cantamos, bebemos, estávamos curtindo realmente aquele momento, esquecemos das dores nas pernas, dos dias de embarque, dos passageiros chatos e dos desentendimentos do navio. Parecia que estávamos de férias.

Foi nesse dia que comecei a observar as coisas de modo diferente, afinal, quanto cada um dos passageiros haviam pago para estar viajando ali? E os mais animados da ilha éramos nós, os tripulantes, curtindo todas ao lado de amigos de pouco tempo, porém de muito afeto e apego. Comecei a focar mais naqueles momentos, naqueles amigos que estavam comigo, na minha vida nova, e deixei de lado as lembranças e fatos que ficaram no porto quando embarquei afinal, naquele momento minha vida era aquela.

A tarde passou voando, já tínhamos que estar no navio, nos arrumando para o trabalho noturno, e ainda estávamos na ilha. Corremos para a Escuna, ela estava levando a penúltima leva de passageiros. Como sabiam que tínhamos horário a cumprir, embarcamos neste mesmo. Na ida para o navio, fomos falando sobre como foi agradável nossa tarde, vimos fotos, e rimos muito.

Peguei a câmera da Tati mineira, vi as fotos, estavam ótimas, e foi nesse momento que coloquei minha mão sobre a cabeça e gritei... PQP, MINHA MOCHILA!!!

Todo mundo olhou diretamente para mim na mesma hora... “O que aconteceu?”.. . “Ixi já era!”... “Será que alguém não levou?”... Cada um dizia uma coisa, mas eu só pensava em voltar à ilha para buscar, para mim que ela continuaria em cima da mesa ou em algum achados e perdidos da ilha.

Se eu embarcasse não deixariam sair pra procurar a mochila, então nem desci da escuna. Fui conversando com o homem responsável pela escuna, ele me deu algumas dicas das pessoas que eu deveria procurar para saber a respeito. Foi tudo em vão. Corri, o tempo começou a fechar, e minha mochila perdida, furtada ou sei lá o que havia acontecido. Fiquei mais algum tempo falando com algumas pessoas dos quiosques para saber se ninguém havia guardado. Nada, ninguém viu, ninguém pegou, ninguém guardou. Me contentei com a perda, afinal, foi bobeira minha. O que mais me doeu foram as fotos que perdi, momentos registrados que não se repetiriam mais. Segui para sair da ilha, e voltar ao navio. Pronto: cagada número 2, a última escuna já havia saído.

Corri, pedi (praticamente implorei) para um cara que estava indo para outra ilha, me levar até o navio, ele disse que não iria, pois o tempo havia fechado e o mar estava agitado, fora que ele não tinha obrigação nenhuma. Pedi mais algumas vezes e as outras pessoas, que assistiram todo o meu desespero pressionaram o cara também. Ele acabou me levando.

Chegando perto da entrada do navio. Só consegui ver o Morazam, um dos meus chefes, com o rádio na mão, confirmando a minha chegada. O olhar dele era de preocupação, e ao mesmo tempo, de reprovação. Subi as pressas ao navio. Passei pelo Morazam, ele estendeu o braço, me fez parar.

“Que paso? Le gusta Warnings?”

Eu lhe expliquei o ocorrido, ele mal ouviu, apenas me disse para correr para minha cabine que em 5 minutos já iria começar o turno da noite. Corri, novamente, todos no corredor me perguntando o que aconteceu. Quando eu cheguei na cabine que soube, pelo meu companheiro de cabine, o Vitor Hondurenho, que o meu nome foi repetido pelo capitão diversas vezes, e claro, ele não iria perder a oportunidade de dizer:

“Brasileño bruto”! Solo quier fiesta, no gusta trabajar!

Nem perdi tempo discutindo com ele, só pensava em ir logo pegar o cartão da minha sessão e iniciar o trabalho.

Cheguei à oficina, muita gente perguntando o que tinha acontecido. Expliquei várias vezes. A todo o momento eu lembrava que teria de gastar mais comprando uma nova máquina digital.

Tentei me concentrar no trampo, correu tudo tranqüilo, como de rotina.

Mas na volta para a oficina o assunto era outro. Havia um papel com letras enormes escrito: ¨MEETING” 8:00 AM.

Todos ficaram curiosos, inclusive eu, afinal ninguém tinha esquecido dos rumores sobre a peneirada para a Europa.

Muita gente disse que era apenas um meeting de rotina. Eles se enganaram...


COMO PUDERAM PERCEBER, EU REALMENTE TINHA ABANDONADO O BLOG, MAS UMA DAS COISAS QUE TRACEI COMO OBJETIVO ESSE ANO É DAR CONTINUIDADE E COMPARTILHAR COM VOCÊS TODA A MINHA TRAJETÓRIA A BORDO. A TERCEIRA PARTE DO VIDEO JÁ ESTÁ TODA FILMADA MAS NÃO TO CONSEGUINDO EDITAR COM O MESMO PROGRAMA POIS ELE ERA FREE SOMENTE 15 DIAS E NÃO SEI MEXER MUITO NESSE TIPO DE COISA, POR ISSO DEMOREI MAIS AINDA PARA VOLTAR PARA CÁ, POIS QUERIA POSTAR O VÍDEO ANTES... COMO NÃO CONSEGUI VOU DEIXAR PRA POSTAR ELE LOGO QUE EU CONSEGUIR EDITÁ-LO. CONTINUAREI A CONTAR A VERDADE NUA E CRUA DE UM TRIPULANTE... VOLTEM A ACOMPANHAR, INDIQUEM O BLOG E BORA ATUALIZAR ISSO TODA SEMANA... AGORA QUE O NEGÓCIO COMEÇA A PEGAR uahahuahuahuahuha....


COMENTE AÍ E DEIXE SUA OPINIÃO, DIGA O QUE GOSTARIA DE VER NO BLOG E PODE MANDAR PERGUNTAS TAMBÉM... ABRAÇÃO!

15 comentários:

  1. ah legal q vc voltou a postar , vou ler .
    valeu o/

    ResponderExcluir
  2. Finalmente você apareceu, eu ja tinha desistido de passar aqui... rsrsrs...
    =D

    ResponderExcluir
  3. o que foi que aconteceu no meeting?

    ResponderExcluir
  4. Encontrei seu blog hoje e já li tudo!!!Estou aguardando mais atualizações, fiz meu pré cadastro pra MSC, mas ainda não mandei a ficha com fotos e etc, ainda estou em dúvida em que vaga devo me candidatar, se puder me dar um help...Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) depende.. veja no que mais se identifica... hehehe vou postar coisa nova já

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa mtu legal o seu blog. Encontrei semana passada e achei super interessante o seu jeito de se expressar, principalmente a parte dos detalhes, eu ri mtu. Eu to afim de entrar nesse mundo doido de cruzeiros mas ainda estou insegura, tb se a gnt não tentar nunca vai saber. Mas me fala uma coisa, vc conta da sua vivência de 2008 e 2009, mas e hj vc ainda continua trabalhando? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) Então eu trabalhei em navios até 2010.. ainda tem MUITA COISA PRA CONTAR MEEEESMOOOO!!! Mas pretendo voltar esse final de ano.. fiquei pra resolver algumas coisas aki e acabei ficando...

      Excluir
  7. 1º parabens Gutto pelo sucesso,vou participar de uma entrevista logo mais, 2º por gentileza poderia nos dizer as principais perguntas feitas na entrevista? 3ºso tenho o inglês básico, lá os chefes tem paciencia com novatos q num dominam 100% a língua? Assi- carloseugeniocabral@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado queridão... Dependendo do cargo as perguntas são mais direcionadas... Mas tudo é um teste, nome, endereço, e sempre diga que tem experiência e que ta indo pela grana... afinal eles querem quem aguenta o tranco... e tem paciência sim.. dependendo da empresa tem mais chefes latinos... mas o inglês acaba saindo pois vc ouve toda hora e espanhol tbm...

      Excluir
    2. Obrigado, e continui tendo sucesso!!

      Excluir
  8. Finalmente irei poder comentar algo rsrs. Parabéns Gutto pelo seu esforço dedicação que fez com que você conseguisse chegar até o final de dois contratos né?
    Comecei a ler seu blog na segunda-feira passada dia 18/06 e como comecei a ler desde o primeiro poste não quis comentar nos mesmo pois já havia passado um bom tempo que você os havia postado.
    Minhas dúvidas praticamente já foram respondidas só queria te parabenizar mesmo.

    ResponderExcluir