Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cap. 24 - Uma semana turbulenta




... Não havia ninguém que estivesse diferente de mim, todos vidrados nos lábios do Eldon querendo saber quem iria ser transferido. Dos 13 nomes, apenas 4 sairiam da boca dele em alguns segundos...
- Danielle Cassoti...
Todos olharam para ela, que estava com cara de espanto.
- Daniele Souza...
Ela deu um grito. Ninguém entendeu se foi de susto ou de surpresa, só sei que eu senti aquele nome entrando no meu ouvido como se fosse uma agulha. A minha “irmã” ali dentro, a maior parceria que eu tinha feito ali estava com transferência confirmada. E se caso eu não estivesse dentre os outros dois nomes, com certeza as coisas não seriam nada fáceis pra mim.
- Luiz Gustavo...
Meu coração disparou, eu não soube direito o que senti. Estava feliz por estar com Dani, mas e o resto, e toda a família que formamos ali dentro? E a máfia dos 13? O que aconteceu com todo nosso plano?
Meus pensamentos se silenciaram para prestar atenção ao último nome dito...
- Tatiane... (sobrenome não lembro RS)
Os 4 selecionados haviam sido citados. Por um momento o silêncio dominou a sala, os olhos do Chefe Eldon fitou cada um de nós. E ele encerrou o “meeting”.
Uma ou outra pergunta foi feita, ele apenas alegou que a escolha foi feita direta de Madrid, que ele não foi responsável pela escolha dos camareiros para o “transfer”, porém nem tudo que um chefe lhe diz, é verdade.
Eram nós 4: eu, Dani, Tati Tlês e a Cassoti. O bom é que nós quatro tínhamos uma ótima afinidade. O lado ruim foi que iríamos nos separar de muita gente querida ali, seria tudo novo, um recomeço.
Voltei ao trabalho, lençóis, camas, banheiros, toalhas, tudo foi sendo feito e substituído automaticamente, pois minha mente estava a mil, pensando no que me esperava mais adiante, e claro, que minha ida a Europa estava garantida. Mas não sei o porquê,  eu estava com medo daquela mudança toda.
Como esperado, o assunto no Crew Mess durante o almoço foi somente esse. Perguntamos a respeito dos outros setores, ainda nada havia sido falado sobre quem iria ou não. A gente como sempre, estava com a informação adiantada.
Eu estava finalizando a refeição quando chegou a Dani e a Marli. Tristes e sérias. A Dani nem precisou dizer nada, me olhou abriu um sorriso e disse:
- Pelo menos vou ter você lá Gutto! – e olhou para Marli.
As duas dividiam cabine e eram praticamente irmãs, não tinha como imaginar uma longe da outra. Era bem compreensível toda aquela confusão de sentimentos.
Na verdade ninguém ficou muito contente com a notícia ninguém esperava essa separação repentina da galera, mas navio é assim, a gente não escolhe, é escolhido. O que mais preocupava agora era as últimas semanas no Brasil e a separação da equipe que só se manteve pelas alianças e pelos laços sentimentais que foram criados ali dentro.
No navio tudo fica muito intenso, os sentimentos afloram e ficamos hipersensíveis, acabamos nos apegando fácil e criando uma dependência das pessoas que é algo inimaginável em terra.
Tudo foi acontecendo muito rápido.
A galera do bar que foi denunciada pela brasileira mal amada acabou se fodendo mesmo. Foram avisados que teriam que desembarcar  em Santos e voltar para suas casas. Tudo por causa de uma X9 ignorante e sem senso de equipe.
Alguns cortes começaram a ser feitos junto com o do Bar. No nosso setor de Housekeeping não tinha nem como cortar muito, pois a desistência era crescente e era difícil achar quem ficasse. Porém no Bar e Restaurante a situação era diferente.
Soube que algumas pessoas do restaurante também tinham sido avisadas a respeito do corte que poderia acontecer, mas não tinha sido citado nome algum.
Com tanta informação na cabeça fui tentar dormir a tarde para o trabalho render a noite, com a ajuda da minha super helper Lu, tínhamos muita coisa a fazer. Em terra, com tanta coisa acontecendo ao nosso redor, normalmente não dormiríamos, mas lá, meu querido, o corpo está tão cansado que ele vence a mente e qualquer vontade de ficar em pé. Capotei.
Fui ao trabalho da noite, como sempre me surpreendendo, a Lu, minha Helper, estava lá, já dobrando as toalhas e organizando nosso material. Falei dela a respeito do “transfer”, que fiquei triste em separar da galera, e que sentiria muita falta dela. Foi quando ela me deu a notícia: ELA TAMBÉM IRIA DE TRANSFER PRO NAVIO DE PORTUGAL!
Um sorriso enorme surgiu em nossos rostos, nos abraçamos e já fiz planos para ela continuar sendo minha Helper no misterioso e novo Sky Wonder, que agora após a reforma iria se chamar ATLANTIC STAR.
Fomos pro batente. Como já falei, as cabines estavam tristes de ver. E então fizemos uma tabela. É bom pra você que for embarcar de camareiro ter o costume de fazer uma agenda com sua sessão.  Digamos: A sessão tem 20 cabines, divida elas em 5 dias, reserve dois pra imprevistos e troca de lençóis. Dessas 20, a cada dia, 4 terão de ser limpas como faxina, com cloro ( que é proibido pra camareiro porém você consegue pela máfia), revisão total de lâmpadas e etc. A cada dia você da uma atenção maior para as cabines escolhidas. No final da semana você terá uma sessão bem limpa e organizada (no caso de lâmpadas ou armários com defeito reportar ao superior para que seja feita a troca) e nos outros cruzeiros você vai mantendo. Fica muito mais fácil de trabalhar, pena eu não ter um blog como esse pra pegar essas dicas pois demorei pra me tocar disso rsrsrs.
Lá fomos nós, escolhemos as cabines de acordo com a chatice do passageiro e também pelo estado de cada cabine, quanto mais visível, mais urgente era.
Mas aquela sessão estava bem difícil de saber qual era a pior. Suamos bastante aquele dia mais rendeu. EU ficava imaginando como era cansativo pra Lu, pois ela trabalhar o turno dela todo de Cleaner (12 horas), e ainda ia lá me “helpear”.  Então o cansaço dela era dobrado.
Finalizamos a sessão. Ambos mortos de canseira, mas ainda aguentávamos uma cervejinha no Crew Bar.
Já no bar, as notícias haviam se espalhado, todo mundo veio perguntar algo, falar a respeito do navio que iríamos e sobre a ansiedade de saberem quem seria os escolhidos para o TRANSFER nos outros setores.
Quanto mais se falava naquilo, mas me agoniava, não queria ficar sofrendo por antecedência, e nem deveria, afinal o objetivo era esse, só não rolou realmente como a gente queria.
Sempre final de temporada brasileira rola muito bafo e confusão, e sabemos que nós brasileiros adoramos um fuzuê, um agito, uma novidade, e precisávamos daquilo no navio, a rotina era hiper cansativa, toda emoção a mais era válida. E lá isso nunca faltou, nunca mesmo.
Após a nossa revelação a respeito do TRANSFER, os membros do crew dos outros setores cobraram uma posição a respeito de seus chefes, afinal, não poderia ter vindo uma lista apenas para o nosso departamento. 
E ao decorrer da semana foi anunciado todo o crew, setor por setor, que iria ser transferido para o navio de passageiros portugueses. Como era de se esperar, foram poucos de cada departamento escolhidos para o TRANSFER. O motivo ainda não se sabia, mas isso tudo era apenas uma questão de tempo.  Por sorte ou por ordem do destino, como queiram, todas as pessoas que foram selecionadas dos outros setores, eram pessoas de bem, animados, assíduos frequentadores do Crew bar e de personalidade forte. 
Começamos a desconfiar do critério de escolha.
Estava acontecendo muita coisa ao mesmo tempo. Além da revelação dos transferidos, teve um sign off em massa nos setores de bar e restaurante. No bar, uns 5 foram mandados embora por causa da fofoca da menina e no restaurante por realmente escolha da companhia. Na época não sabíamos o porque, mas depois percebemos que quando os “latinos” de língua nativa espanhol voltam de férias, algumas cabeças “brasileiras” são cortadas, afinal, a língua nativa dos passageiros, em sua maioria, na temporada europeia é espanhol, então não estranhe quando ver que metade dos brasileiros foram boicotados para dar espaço aos Hondurenhos e afins.
A semana estava chegando ao fim. Eu estava exausto com todo o trabalho que fiz junto com a Lu na minha sessão, ela mais ainda. Faltavam algumas cabines do nosso rodízio de “faxina”. Eu cheguei na sessão e de praxe, minha helper já estava lá. Mas havia algo de diferente naquele dia, algo inédito naquele navio. Havia mais alguém com ela.
- Tudo bem Adri? Vai fazer “helper” pra alguém?
Perguntei a cleaner que estava no corredor.
-Sim, vou fazer “helper” pra Lu!
Nós nos olhamos e caímos na gargalhada! Minha helper havia contratado uma helper pra ela!
Puta veio, então imagine como que tava aquela sessão hein, tava foda mesmo meu irmão HAHAHAHA!
Nos divertimos muito trabalhando aquele dia, os três. Foi muito rápido e agradável, o trabalho podia ser pesado mas quando se faz em harmonia e boa companhia o negócio rende e não cansa tanto.
A situação rendeu comentários no navio todo, a galera ficou perguntando quanto eu pagava pra Lu pra ela poder pagar uma helper pra ela. Não era nada fora dos padrões, mas eu e a tínhamos tanta afinidade que acho que ela fez pra me ajudar mesmo, pra darmos conta.
Era o último dia de cruzeiro, na manhã seguinte os passageiros iriam desembarcar. Com tudo que havia acontecido naquela semana, já não esperava que nada me surpreendesse. Mas errei.
Só dei aquela passada no Crew bar pra ver a galera rapidamente e ir dormir, pois véspera de embarque é concentração. Eu já estava saindo do bar quando o encontrei novamente.
- Oh meu querido quanto tempo guri! Como você tá? – eu disse logo que o vi.
- Que bom te ver cara! Vim te dar um abraço!
- Opa um abraço sempre é bom né.
Nós dois rimos.
Ele estava bonito e animado como sempre, ele me entusiasmava.
- Cara vim mesmo te dar um abraço e me despedir, vou embora amanhã...
- Nossa! Mas como assim? Por quê? – respondi chocado.
- Me mandaram embora, me deram “sign off”! Disseram que fui útil aos serviços prestados porém não necessitavam mais deles agora.
Eu não consegui disfarçar a minha decepção. Como a vida poderia ser tão injusta? Um cara com uma história de vida como a dele, um verdadeiro guerreiro, o cara que, com tudo que passou fez com que eu obtivesse mais forças pra continuar ali, foi descartado assim? Simplesmente por um corte de funcionários (brasileiros)? Porra fiquei de cara na hora. Mas ele mais uma vez me surpreendeu.
Ele estava de boa, relaxado, feliz. Me olhou, pegou, me deu um abraço e enquanto abraçados ele disse:
- Guri, não se preocupe, se eu estou saindo daqui é porque Deus reserva algo muito melhor e maior pra mim lá fora... Precisamos largar algo que está em nossas mãos para podermos apanhar outra coisa, ainda mais valiosa, então nem se preocupe, estou bem, sei que se está sendo assim, é pra ser e pra melhor! Foi muito bom te conhecer guri, a gente com certeza vai se ver em terra.
Eu permaneci calado. Depois dessas palavras meus olhos encheram de lágrimas. Nem tive nada a dizer. Ele estava totalmente certo e sempre super otimista, acho que a fé dele era tão forte que as coisas, por mais difíceis, sempre acabavam somando na vida dele, dando certo e lhe indicando o caminho do sucesso e da felicidade.
Abracei ele mais forte ainda, e me despedi. Uma despedida difícil e triste. Espero, de verdade, que ele esteja maravilhosamente bem, pois a história dele me marcou muito e me fez repensar algumas coisas que me fizeram crescer como ser humano. É gente, o cara lá daquela história de alguns capítulos atrás foi dispensado. Injustiça? Dos homens talvez, mas de Deus nunca. 
Deitei na minha cama. Agora faltava pouco, e a Europa estava garantida,mas será que era isso mesmo que eu queria? Só vivendo pra saber...


DESCULPE A DEMORA, MAS É QUE TO BASTANTE OCUPADO MESMO, TENTO SEMPRE IR ATUALIZANDO NA MEDIDA DO POSSÍVEL. AGORA DEU UMA ACALMADA E TO CONSEGUINDO CONCILIAR AS COISAS. ENTÃO PRETENDO ATUALIZAR AQUI MAIS RÁPIDO. COMENTEM, PERGUNTEM, CRITIQUEM, ELOGIEM, TODO COMENTÁRIO É VALIDO E TAMBÉM É UMA FORMA QUE SEI QUE LERAM E QUE DEVO ATUALIZAR. OBRIGADO MESMO POR ACOMPANHAREM  E SEI QUE IRRITO E DECEPCIONOU VOCÊS PELA DEMORA PRA ATUALIZAR MAS É A CORRERIA MESMO. MAIS UMA VEZ AGRADEÇO VOCÊS QUE ME ACOMPANHEM E QUE INDICAM O BLOG NAS REDES SOCIAIS E PARA AMIGOS. PRECISANDO TO AQUI. PERGUNTEM QUE EU RESPONDO! Até logo!

20 comentários:

  1. Gutto!
    Onde está a continuação da história toda?!
    Passei a manhã antes do trabalho e a noite depois só lendo a sua trajetória e aí parou?
    Quero muito conhecer mais sobre a vida a bordo, já que planejo passar por esta experiência catalizadora...rsrsrs
    Abraços, e escreva mais, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) Cara mil perdões, to escrevendo agora memso a continuação e pretendo continuar a partir dessa com uma frequencia maior da qual tava rolando, uma postagem por ano uahuahau foi mal mesmo eu fico triste eu não ter tido tempo antes porém to com uns projetos que estão me ocupando mas agora consegui conciliar.

      Excluir
  2. Luiz Gustavo, Acabo de visualizar o seu blog e o achei interessante. Gostaria de saber se posso ter o seu email para que eu possa dialogar contigo. O meu email é: mrflavioferreira@gmail.com. No aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem facebook? Me add lah e conversamos pq email eh raro eu entrar. Gutto Sevensins acha lah

      Excluir
  3. Cara que loucuraaaaa !!! Estou adorando acompanhar sua história de marinheiro hahaha, estou nesse caminho e está sendo muito útil saber como é a vida a bordo, obrigada por dividir essas informações.. AH e continue a contar suas aventuras. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico mto feliz em saber que gostam de acompanhar minha jornada nesse mundo louco ai que é a vida de marinheiro hahahaha obrigado por prestigiar o blog, consegui conciliar e agora voltarei com as postagens, um bjao

      Excluir
  4. Olá!!
    Gostaria de ganhar uma renda extra com o seu blog trabalhando 1 hora por dia em seu computador?
    Não se trata de vendas e nem indicações de pessoas.
    Informações acesse o site http://ganhosweb.com

    ResponderExcluir
  5. Espero menino de Deus, arranja tempo na sua vida pra continuar a história, ansiosíssimo kkkk Muito bom seu blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os anjos disseram Amém. haha COnsegui me programar e voltarei com o blog, estou escrevendo agora mesmo a continuação, desculpe a demora viu, um abraço

      Excluir
  6. Olá, Luiz!
    Descobri ontem, por acaso, o seu blog. Foi "amor à primeira vista" hahaha...sério, li todos os posts ontem mesmo, fiquei até altas horas da madrugada até terminar! Estou encantado com sua história e da forma como você a descreve. Parabéns!
    Não tenho nenhuma pretensão em trabalhar em navios porém, vou fazer um cruzeiro pela Pullmantur agora em janeiro de 2014. Vou navegar no Empress, foi pesquisando sobre esse tema que, felizmente, encontrei o seu blog!
    Sei que você deve estar muito atarefado e sem tempo para entrar na internet mas, por favor, assim que possível continue a sua história. Conte para a gente como foi a sua temporada na Europa.
    Quem sabe você não faça uma temporada no Empress em janeiro?! Seria muito bacana encontrar você por lá!
    Mais uma vez, parabéns pelo blog e pela belíssima lição de vida!
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael você não sabe o quanto é satisfatório pra mim ler isso, sério mesmo, é de umedecer os olhos saber que minha história está sendo acompanhada e mais que isso, que estão gostando do que leem aqui. Fico lisonjeado com cada comentário e elogio. Obrigado por tudo vcs me fazem me sentir muitooo beeem com cada palavra que deixam aqui. Obrigado Rafael, realmente pode acontecer da gente se cruzar e com certeza será um prazer =) um abraço querido, e fique esperto que voltei com o blog, estou escrevendo agora mesmo pra postar no mais tardar sábado! =)

      Excluir
  7. E ae, cara.

    Acabei de cair aqui no seu blog. Hoje tirei o dia pra pesquisar sobre a vida de tripulante em cruzeiros, e passeei por muitos endereços. E, sem dúvida, você é o que melhor descreve esse tema.
    Eu li pouca coisa ainda, mas foi uma leitura muito prazerosa.

    Pretendo entrar em cruzeiros no ano que vem, e já estou me preparando.
    Fiquei surpreso com o grande número de diários virtuais de pessoas que trabalharam em navios. E em todos é visível a dualidade, o sofrimento e a diversão.
    Tem me dado medo e vontade de enfrentá-lo! uhauhauha

    Espero que um dia você retorne aqui, ao menos para dar sinal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aguentei... Tive que voltar e ler tudo madrugada adentro.
      Valeu a pena.

      Cara, você consegue passar a emoção do momento muito bem! Me envolvi totalmente com a história!

      Agora é esperar que um dia a gente encontre o próximo capítulo...

      Excluir
    2. =) Queridão obrigado pelas palavras e é por causa de vocês que voltarei a postar aqui no blog. Sei o quanto é frustante aguardar a continuação mas farei o possível pra postar com uma frequência semanal aqui. =)

      Excluir
  8. Uma palavra pra descrever o blog: imersivo. Realmente, comecei no primeiro post seu e em pouco tempo estava aqui, ansioso para ver o restante da trama, que por sinal daria um livro no mínimo interessante.
    Estamos no aguardo de mais!

    ResponderExcluir
  9. Guto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu li esse blog como li um livro, eu li todo de uma vez sem conseguir parar, chorei de rir e chorei de tristeza, vc deveria publicar um livro, PARABENS por tudo... e cadê a continuação? O meu mais predileto livro não tem fim? O ultimo capitulo é o 24 ??? Eu não encontrei mais... cadê a temporada no navio português? Curiosa... bjus

    ResponderExcluir
  10. ACHO QUE REALMENTE A GALERA TA ANSIOSA PELA CONTINUAÇÃO....O QUE VC CONTA PRA NÓS AQUI NESSE ESPAÇO DEIXA TODO MUNDO MUITO ENVOLVIDO...ESTÁ DE PARABÉNSSSSSSSSSS.....
    QUEREMOS A CONTINUAÇÃO....AFINAL COMO DISSE A AMIGA ALI EM CIMA...CADÊ A CONTINUAÇÃO???? POIS A AVENTURA NÃO TERMINOU NO CAP. 24 KKKKKKKKKK...

    BEIJÃO...PARABÉNS...E ARRUME UM TEMPINHO PARA SEUS LEITORES KKKKK

    ResponderExcluir
  11. OI boa noite guto, poxa é muito empolgante e interessante a tua história, dá até vontade de ser tripulante.Mas não tenho essa coragem sua.. estou ansiosa para a continuação , fico no aguardo.bjo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Guto td bom? Eu posso te add no facebook pra trocar uma ideia contigo?
    Valeu, abraço. :)

    ResponderExcluir