Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As primeiras desistências...


Era o último dia da primeira semana de cruzeiro. Um dos dias mais importantes para o navio todo. É o dia da entrega da "avaliação do cruzeiro". É entregue por nós, camareiros, um papel onde o passageiro escreve a opinião dele referente a cada serviço... Na Pullmantur, a avaliação do camareiro vem me duas partes, em limpeza da cabine e atendimento do camareiro. Faça de TUDO para que o passageiro de nota máxima a você, e se puder, deixar um comentário, isso ajuda muito, mas muito mesmo. Isso impede que seu chefe fique no teu pé, além do que, o bom atendimento rende gorjetas, e foi aí, no último dia, que soube que o importante aqui no Brasil, é sua simpatia e atenção com o passageiro, isso o conquista.
Gente confesso a vocês, quase chorei no último dia, me despedindo dos meus primeiros passageiros, parecia conhecê-los tanto, convivido tanto tempo juntos, mas no fim, era apenas uma semana, a primeira de muitas, e eles era os primeiros de muitos, mas a primeira semana é a mais difícil, a mais carente, a que você mais pensa em desistir.
Eu pensei, e todos os outros também pensaram, mas alguns não só pensaram, como fizeram.
O primeiro camareiro a desistir foi um que não me lembro o nome, mas era bem visível saber que ele não aguentaria, ele era enorme, tanto pra cima quanto pros lados, mal cabia dentro do banheiro das cabines, mas era uma pessoa maravilhosa, simpático, gente fina mesmo, mas para camareiro ele não daria certo.
Quando ele pediu o "sign off", o meu chefe direcionou ele ao Mister Nuno, o todo poderoso da Pullmantur, para ver se ele poderia mudar de setor, algo do tipo. Ele não quis mesmo, ele queria ir embora, e foi, junto com os meus queridos passageiros, ele desceu também, com um sorriso estampado no rosto. O primeiro desistente.
Não houve tempo para despedidas, pois era novamente, dia de embarque. Mas pelo menos dessa vez, eu peguei um helper. Um músico, brasileiro, ele não sabia nada, ensinei a ele o que devia fazer, ele fez, devagar mais fez, ajudou, mas o mal de helper brasileiro é que sempre quer dar uma de esperto, cobrando mais, fazendo menos, mas como eu era inexperiente e inocente, aceitei o preço que ele cobrou, e o serviço nas coxas. US$60,00 ele cobrou, não aspirou, nem repôs os amenites no banheiro.
Mas o restante ficou de boa.
Todos fomos almoçar, o comentário foi a primeira desistência, gorjetas, e novos passageiros. Havia comida no prato ainda, quando um dos supervisores chegou ao "crew mess" (restaurante da tripulação - refeitório). "Maletas, maletas", ele gritava. Nem podia terminar de comer, pior era quando eles iam batendo na porta das cabines onde a gente vivia, e se não atendesse, eles abriam, nossa um absurdo, o dia de embarque no Soberano era realmente um inferno.
Teve mais desistências nos outros setores também, na verdade, no Soberano o Housekeeping foi o setor menos vazado da época. Não que fosse mais fácil, mas haviam pessoas mais dispostas e mais loucas que os outros setores.
Por pior que fosse o dia, a maioria dos camareiros iam para o "crew bar", nem que fosse apenas para fumar, ou beber uma cervejinha, estávamos lá quase diariamente. E isso ajuda muito, a vida social é essencial num barco.
As semanas foram passando, e eu já não terminava as 15, 16 horas, com antes, agora eu conseguia terminar as 14 horas, mas o corpo continuava dolorido, calos que eu nunca tive, começaram a aparecer, junto com as gorjetas e cada dia me aproximando do dia do pagamento, o meu primeiro pagamento em dólar.
Nesse meio tempo, os supervisores avisaram que começaria a ter inspeção toda semana, para verificar o nosso trabalho e ajudar na evolução da limpeza da cabine.
Durante o primeiro mês, aprendi algumas coisas que me ajudaram a aguentar melhor o primeiro mês, que é o mais difícil para a mente e para o nosso corpo. Uma palavra que vocês que pretendem embarcar de camareiro vão amar: REFUSED!

O "refused" é a recusa do trabalho pelo passageiro, você bate na porta, e se o passageiro está dentro, oferece o serviço e caso ele recuse, que é ótimo quando acontece, você coloca no "daily report" essa palavra, o tal de refused. Mas claro que você não colocará em todos que receber, pois se tiver muito refused, teu chefe te mata.
Por isso eu não escrevia Refused, eu recebia refused e marcava como limpo, onde você marca horário de entrada e saída da cabine.
E num belo dia, eu resolvi fazer isso, fui numa cabine que eu sabia que o passageiro estava dentro, bati e ofereci a limpeza, no turno da noite claro, é onde você pode fazer isso, então recebi a recusa e não marquei refused, e sim as horas de entrada e saída, como se tivesse limpo a cabine.
Para o meu azar, eu não havia feito nenhuma ainda, apenas tinha ganho o refused de um casal. Foi quando eu escutei os rádios pelo corredor. Os rádios são um ótimo havia para que você saiba que sei chefe ou supervisor está chegando, como o Tic-tac do relógio do crocodilo em Peter Pan.
Mas pra piorar a situação, não era meu supervisor, o Curt, ou o meu chefe Eldon, eram os dois juntos.
Até então pensei que iriam apenas passar, mas pararam perto de mim, e perguntaram sobre o meu "daily report", mostrei ele, e foi quando disseram a mim:

- Arreglou solamente una cabina?

Eu confirmei meio gaguejando, mas disse que sim, eles continuaram:

- Entonces nosostros vamos haver una inspeción...
Eu dei um sorriso amarelo e fui caminhando até a porta da cabine, rezando para que os passageiros estivessem dentro, bati na porta uma vez, esperei 10 segundos, bati outra, nada, bati a terceira e última vez, eles não estavam na cabine.
Abri a porta e pensei...

FUDEU!


GALERA DESCULPEM A DEMORA PRA POSTAR, MAS EU TO TRAMPANDO AKI EM TERRA DAI FICO SEM TEMPO E TALS, TA COM POUCOS COMENTÁRIOS HEIN, UAHAUHAU COMENTEM GALERA Q AS VEZES PENSO Q NINGUEM TA LENDO DAI ESPERO MAIS TEMPO PRA POSTAR, E DIVULGUEM A AMIGOS E INTERESSADOS A ENTRAR NO NAVIO.... UM GRANDE ABRAÇO.... RS


13 comentários:

  1. Po, deixou um gancho pra gente voltar para o outro post?? Quê que aconteceu??
    To adorando o blog, dá gosto de ler... :)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk
    FUDEU! kkkkkkkkkkkk
    Tô super curioso para saber o final desse dia !
    Ansioso para o proximo post !
    um grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. To adorando ler. Embarco daqui um mês no Mariner of the seas da RC como pool attendant. e algumas palavras suas me animaram. Tem um pessoal que mais reclama do que fala bem tava me deixando meio receosa, mas dps de ler seus posts estou mais sussa.
    Muito bom seu blog ;)

    ResponderExcluir
  4. Caraca, que doidera!! Tô embarcando dia 28 na Europa, mas ainda não sei em qual navio!!

    ResponderExcluir
  5. Putz, já li tudo de uma golada só, vou embarcar como Bell boy mas ainda não sei quando, inclusive se vc tiver alguma dica pra bell, manda aew!
    A sensação que você descreveu ter sentido no começo de tudo é exatamente a mesma que eu estou sentindo.

    ResponderExcluir
  6. EU ADORO LER SUAS HISTORIAAAAS HEHEHEHE CONTINUA VAAAI ADOROOOO BEIJOOOS PRA VC LINDOO ESCREVE BEM PAKARALHOOOOO KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. cara vou para minha entrevista amanha estou muito nervoso mais lendo teu blog tenho a certeza que é isso que eu quero vlw esta muito bom esse seu blog

    ResponderExcluir
  8. Minha entrevista será na segunda, acho que, como o Pedro, também vou seguir teus passos... nervosa... Mas sobre a sua história... Continua por favor!

    ResponderExcluir
  9. gabrielle a minha é segunda as 2e30 e a tua e na rosa dos ventos tmb

    ResponderExcluir
  10. ae gutto valeu por postar suas experiências esta me ajudando bastante,continue postando por favor

    um abraçoooo

    ResponderExcluir
  11. Estou adorando seu blog, e tenho muita vontade de entrar numa viagem dessas,. por favor me indique como fazer!

    ResponderExcluir