Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cap. 14 - O tão esperado dia - o primeiro pagamento


Continuandooo...

A luz estava apagada ainda, mas pelas sombras que surgiram ao abrirmos a porta, percebi que eu iria me encrencar com essa primeira inspeção, e o pior, como dizem, a primeira impressão é a que fica, respirei fundo e acendi a luz da cabine.
Estava um desastre. Roupas em cima da cama, a cama desfeita, mancha de maquiagem na penteadeira, dedos no espelho. Para minha surpresa, o chefe Eldon nem reparou nesses "detalhes", o que mais irritou a ele, foi ver duas toalhas usadas penduradas nos ganchos ao lado do banheiro, a ordem dele foi sempre trocar as toalhas tanto a noite, quanto de dia, nos dois turnos. Então ele se dirigiu a mim, com uma cara nada contente e disse:
"Que passo aqui muchacho? Esta un desastre! Por que las toallas no fueram cambiadas? Habla a mi, HABLAAAAA!"
E eu mais que ligeiro respondi:
"Chefe eu limpei a cabine mas os passageiros voltaram, e desarrumaram tudo, e as toalhas, eu não troquei porque tem um aviso ali no banheiro (e realmente havia), dizendo que para ajudar o meio ambiente e a empresa, só se troca as toalhas que estiverem no chão, as que o passageiro deixar pendurada é porque eles não querem que troque, que vão reutilizar..."

O meu supervisor apenas olhou pra mim com um olhar de desaprovação, Eldon, o chefão, então ficou mais vermelho do que estava e gritou...
"TOALLAS NO CAMBIAM SE NO ESTIVEREM EN SOLO?" PORQUE NO CAMBIASTE ESTAS?"

Em primeiro momento eu não entendi o que ele quis dizer repetindo a pergunta, mas alguns segundos depois vi o que era. As toalhas foram arremessadas violentamente ao chão, a parede, e contra as malas dos passageiros. Eldon estava louco, jogou todas as toalhas, inclusive a de chão, em toda a cabine. E repetindo, "Entonces ahora tendre de cambiar!", ele jogou tudo no chão. Após o ataque de ira, ele saiu da cabine sem ao menos fazer a inspeção, que é claro, depois da cagada toda, nem era necessária né, e Curt o acompanhou. Ele gritava no corredor, com meu supervisor, Curt.

"Este tico no sabe de NADAAAAAAAAAAAAAA" "Usted no hablou o que ele tendria que hacer???" "ELLE NO SABES NADAAAAAAAAA"...

Os dois se distanciaram, eu me senti muito mal, não por mim, mas pelo Curt, meu supervisor, o cara sempre foi muito gente fina, não merecia aquele sermão por minha causa, apesar de realmente nunca ter me ensinado nada. Apenas cobrado, então, fazer o que não é? É o que tinha para aquele dia.
Depois que eles saíram, alguns camareiros que trabalhavam próximos foram até mim, perguntar o que havia acontecido. Eu expliquei e todos ficaram amedrontados, todo mundo fazia a falcatrua de receber REFUSED e por no DAILY REPORT que havia sido feita. Todo cuidado é pouco em navio, as vezes que você faz alguma coisa errada, sempre tem alguém pra dedar ou o destino faz com que a casa caia. Mas tirando essa vez que foi uma exceção, no restante eu me dei bem.

O Curt voltou no final do expediente noturno, para falar comigo, eram quase 11 da noite quando ele chegou, eu chamei ele, e pedi desculpas pelo acontecido, ele falou que a culpa não era minha, era apenas dele de não ter dado treinamento algum para nenhum dos novos camareiros que estavam nos decks onde ele era responsável. Fiquei feliz com a atitude dele, e mais feliz ainda por não ter me xingado e me dado trampo extra, ou ficado no meu pé. Passaram-se alguns dias, e ele juntou a galera de dois andares, somente os novos, e arrumou uma cabine pra gente ver como que era, passo a passo. Isso ajudou muito os novos e fez com que eu trabalhasse melhor.
Já era quase final do mês, e estávamos perto de receber o primeiro salário. No Crew Bar, depois do nosso longo expediente diário, conversavámos, eu e toda a galera, agora maior com a junção de outros setores como Bar e Restaurante, e uma cleaner que conhecemos, e logo que a conheci a contratei pra ser minha helper durante a semana caso eu precisasse, todos a conheciam como Lu, até ele trabalhar pra mim, assim que começamos a trabalhar juntos, eu sempre a chamava apenas de Help, nem helper era e sim help mesmo, e assim todo mundo passou a chamá-la. Ela não se importava, achava divertido, então o apelido pegou. Estavámos falando de como havia passado um mês quase, e já parecia estarmos a muito mais tempo dentro do barco. Verdade mesmo galera, a impressão que dava era que estávamos a uns 4 meses já, pois a vida lá dentro é muito intensa, acontece muita coisa todos os dias, é muita informação.
Haviam pessoas ótimas, personalidades fortes, mas que não estavam aguentando a saudade da família, um exemplo de um caso desse é nossa querida Larissa, nordestina arretada que morava em Floripa, ela trabalhava bem, não reclamava da rotina que levávamos, a única queixa dela era a saudade que sentia da família.
Fui dormir com esses assuntos na cabeça, o tempo que estávamos embarcados, com pensamento sobre a falta da família, e sobre a má impressão que deixei o chefe Eldon ter de mim.
Faltavam 4 dias para o dia do pagamento, e o relógio parecia andar em camera lenta...
Melhorei meu modo de trabalho, parei de fazer refused frequentemente como outros camareiros faziam, queria mudar a impressão que Eldon teve de mim. Meu supervisor Curt viu o quanto melhorei, ele sorria ao entrar nas minhas cabines, estava realmente satisfeito. A cagada é que o Eldon nunca mais acompanhou os supervisores nas inspeções. Então quando havia uma nova, eram dois supervisores, não mais o Eldon. Geralmente era o Morazan, que era quase um chefe Eldon, só que um pouco mais estúpido.
Após uma das inspeções que estavam tendo no nosso deck, eu e a Fran, que trabalhava na sessão ao lado da minha, nos juntamos em uma cabine para conversar a respeito da inspeção, com havia sido. Eu não havia tido problema na minha, ela também não, então como ela já estava por lá, começou a arrumar o banheiro e eu fui fazendo a cama. Ligamos a tv só para ouvir algo que estava passando. Quando ligamos estava no canal de filmes do navio, não estava em nenhuma emissora, o filme era DOIS FILHOS DE FRANCISCO. Já estava acabando o filme. Foi automático, eu e a Fran paramos o que estávamos fazendo. E olhamos a cena que passava. Era o final do filme quando Zezé di Camargo e Luciano estão num show, e seus pais entram de surpresa, que eles choram. Eu olhei para o lad, um pouco tímido, pois eu estava chorando também, e não me surpreendi quando vi a Fran, aos prantos, chorando e dobrando as toalhas.

- Eu to com muita saudade da minha mãe... - eu confessei a ela.
- Eu também, eu quero muito minha família, muito...

Nos abraçamos, e choramos mais um pouco. Não choramos pelo filme, mas sim pela emoção que seria rever nossas famílias, a gente entendia o que Zezé e Luciano estavam sentindo ao ver os pais ali do lado deles, a diferença, é que a nossa família, a gente só iria ver no final do contrato, e por mais que parecesse ter passado um bom tempo dentro do navio, ainda estávamos no primeiro mês...

Mas essa tristeza foi embora logo, pois finalmente chegou o dia do pagamento. O primeiro pagamento em dólar da minha vida.
O pagamento é dividido por setor, todos recebiam no mesmo local, mas em horários diferentes, o Housekeeping, recebia pela manhã, a partir das 9 da manhã, mas isso muda de barco para barco.
A fila estava grande, todos camareiros de primeira viagem rindo a toa, aguardando o tão esperado salário.
Eu era o primeiro dos novatos na fila, o restante estava atrás de mim, cheguei perto da mesa, o rapaz do outro lado dela pediu meu crew pass, eu entreguei, ele me deu um envelope com uma folha grampeada, pediu para que eu assinasse outra folha, também, então pegou o envelope e foi contar as notas na minha frente, para garantir que eu recebi exatamente o que estava no papel. Eu estava tão empolgado que nem vi que tinha o valor do lado da folha. E quando ele retirou as cédulas do envelope para contar e me mostrar, pensei imediatamente o que precisaria fazer logo depois de pegar aquele dinheiro....
"Preciso ligar para a minha mãe"...
O rapaz pediu para que eu assinasse a guia que ficava com ele. E foi quando eu conferi realmente o valor ao lado do meu nome...
Todos pararam de sorrir eu ver a minha expressão facial...
"Gustavo o que aconteceu? Quanto você ganhou?"
"Gu diz aí pra gente?"
"Nossa parece que viu um fantasma! O que ta escrito aí?"
Então eu fiquei de frente a galera, o envelope em uma das mãos, e o comprovante de pagamento eu outra, onde continha os valores. E falei..

- Olhem isso aqui!!!

Todo mundo olhou, até que uma das brasileiras mais velhas, mas não menos bela do que as mais novas, exclamou:

- Meeeuu Deeeuuus!

As palavras sairam lentamente da boca dela...




GALERA EU CONTINUO AMANHA OU DEPOIS BELEZA, LOGO QUE CHEGAR NO CAPITULO 20 EU FAÇO UM VIDEO RESPONDENDO TODOS OS COMENTÁRIOS, TO CURTINDO MUITO LER A OPINIÃO DE VOCS.. QUALQUER DUVIDA PERGUNTA.... VALEU MSM, ASSIM EU FIKO CADA DIA MAIS EMPLOGADO A CONTAR A MINHA HISTÓRIA A VOCES!!!!

12 comentários:

  1. continuaaaaaaaaaaaa

    quero saber logo vai cara continua logo

    e se der me fala um pouco da funçAo pool boy

    vlw

    ResponderExcluir
  2. ta brincando cmg neh!!!

    não me deixa curiosa não fala o valor ???

    rrsrsrsrrs...

    Por favor...

    estou amando teu blog...

    e estou Mega Curiosa!!!

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei bem o que é isso de trampar pra gringo em cruzeiro e na hora de receber "niente..."
    Que raiva que dá !!!
    Vontade de chorar, de gritar...

    Safados demais

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou adorando ler seu blog.
    E minha entrevista não foi diferente da Sua.
    No meu caso era uma Italiana falando inglês eu não entendia nada, mas ela foi super legal comigo, repetiu varias vezes, mas ainda não sei a resposta, se Deus quiser vou de Shopping Seller.

    ResponderExcluir
  5. pelo amor de deus termine a historia

    e naO se esqueça fale um pouco sobre pool boy

    ResponderExcluir
  6. legal saber que você tamabém é de Curitiba!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo, estou indo para meu primeiro ontrato na pullman como cabinista, jah trabalhei na MSC, gostaria se possível que vc me desse umas dicas, schedule for enbarketion day and daily cleaning. Seu blog ta ajudando muito a galera, parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. nao recebi nada no meu primeiro pagamento. so assinei papel. na MSC eles descontam mta coisa... no meu segundo mes, recebi 300 dolares...aff

    ResponderExcluir
  9. adoramos seu blog!! precisa mante-lo mais ativo!! :)
    tks

    ResponderExcluir