Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cap. 12 - Primeira semana - O CAOS


Continuando...

Após o grande e longo dia de embarque, fomos dormir, todos mortos, mal nos falamos, eu e os outros camareiros ficamos cansadissimos do trabalho.
Dormimos o máximo que conseguimos, mas não foi o suficiente. Agora sim, estávamos começando a trabalhar no navio. O trabalho de verdade.
A rotina começou, pegar a chave da sessão, ir até a lavanderia (laundry), dobrar as toalhas, e começar a limpeza das cabines.
Nesse dia, foi que conversei melhor com os passageiros, com menos pressa...
Uma das passageiras, chegou em mim toda feliz, e perguntou:

- "Você não se importa de sua gorjeta ser em reais, ou quer eu que eu troque em dolares? Onde posso trocar?"

Foi aí que comecei a me animar com o trabalho, respondi:

-" O que é isso, nem precisa..."

Falei isso pra ser simpático, mas tava louco para que ela me desse uma graninha.
Então ela disse mais algumas coisas, também querendo ser simpática e me entregou o dinheiro em reais.
Foi minha primeira gorjeta, 20 reais, não foi nada mais marcou por ser a primeira.
Aquela cabine foi a que eu mais caprichei no cruzeiro, seria a mais cuidada da semana, se a mulher e sua família tivessem ficado uma semana no navio. Mas não ficaram.
Continuei arrumando as cabines, cheguei na cabine do casa paranaense, havia dois bombons em cima da mesa, com um bilhete escrito.

"Esses bombons são para adoçar seu dia, um beijo"

Essa cabine sim, eu caprichei a semana toda, e foram passageiros inesquecíveis para mim. A primeira semana é a onde você mais se apega aos passageiros, pois ficamos muito sensíveis com tudo, e qualquer aproximação se torna forte e significativa.
Essa semana foi difícil, cansativa e longa, mas pra ajudar, o navio estava com problemas, os banheiros não funcionavam, a água também, algumas cabines alagaram, outras não tinham água, foi um verdadeiro caos. Os passageiros juntaram-se no segundo dia de cruzeiro na recepção, mais de 200 pessoas gritando, xingando e querendo seu dinheiro de volta. O negócio ficou feio pra a CVC, empresa responsável pelos navios da Pullmantur aqui no Brasil.
Metade dos passageiros desceram do navio, ficaram em um hotel pago pela CVC em Costa do Sauípe, e pagaram o vôo para cada um dos passageiros para Santos.
Foi o fim da viagem da família da minha primeira gorjeta, mas alguns passageiros meus preferiram ficar a bordo. Inclusive o casal paranaense, que eram hiper simpáticos, me deixavam algo na cabine todos os dias, incluindo gorjetas também.
Pessoas assim é que fazem o trabalho ser prazeroso, fazem o teu dia ser mais leve e valer a pena. Mas preparem-se porque nem todos os passageiros são assim. Precisa ter muito jogo de cintura para trabalhar com eles.
Nesta semana, a minha cabine alagou, eu e o Sandrinho tivemos que dormir em outras cabines e pedidos para nosso chefe arrumar o banheiro... Ele não arrumou, ele apenas nos trocou de cabine.
E pior, separou eu e o Sandrinho. ele foi morar com um colombiano, que me fugiu o nome da memória agora. E eu fui morar com um hondurenho, para ajudar, ele odiava brasileiro, e fazia questão de falar isso para mim, como se eu não fosse.
A situação do navio foi melhorando com o passar dos dias, eu estava lá a duas semanas, e pareciam um mês. Foi essa semana que fiz a primeira ligação para a minha mãe, de dentro do navio.
O telefone tocou algumas vezes, então ela atendeu, eu disse "Alô", ela respondeu toda carinhosa e feliz, deu pra sentir tudo isso na voz dela, amor sabe, aquele, só de mãe.
Quando ela disse, as palavras ficaram presas na minha garganta, subiram para meus olhos e saíram em forma líquida, mais conhecidas como lágrimas. Então chorei, chorei de verdade. Nunca fui de passar muito tempo em casa, com irmãos e minha mãe, sempre estava saindo, balada, amigos, festas e bares, nunca soube o quanto a minha família faria falta para mim. Foi lá no navio que descobri o quanto eu amava a minha família e o quanto eles fazem falta para mim. É amigos, não é fácil não.
Nessa primeira semana nos últimos dias dei umas passadas no crew bar, e comecei a interagir com a galera dos outros setores, era todo mundo muito gente fina, alguns mais sérios, outros hiper divertidos, mas todos pessoas de boas intenções. Até então, até então...

GALERA FOI MAL A DEMORA.... POR FAVOR COMENTEM E INDIQUEM A AMIGOS, SIGAM ALI DO LADO EM "SEGUIR" E me perdoem, era pra eu postar mais hoje, mas meu pai não para de falar e eu não consigo me concentrar.... #paisemnoção

FOTO: Camareiras na fila para pegar a chave... na verdade a chave é um cartão magnético

2 comentários:

  1. Oi Guttooooo!! Piá, eu adoro ler o seu blog... não vejo a hora de embarcar pra contar os ti-ti-tis pro pessoal! (a as partes ruins tbm!!!)
    hein, você pode seguir o meu blog também, daí ajuda a divulgar o meu!!! http://adrionboard.blogspot.com/
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Wow.. legal!
    Embarco entre novembro e dezemdro só q na Royal Caribbean, porem o trabalho é o mesmo! hehe mas vou na area de bar entao deve ser bem diferente!
    gostei mto do seu blog.. parabens e boa sorte aii!! =D

    ResponderExcluir