Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

cap. 5 - A Preparação


Continuando...

Liguei pra agência, agora eu teria que tirar uma grana do bolso, fazer um curso obrigatório da marinha, o STCW, além disso exames médicos e documentos, como certidão negativa (para antecedentes criminais), passaporte ( que eu ainda nao tinha), etc...

Vocês que estão fazendo entrando para essa vida agora, hoje já preferem que vá fazer a entrevista com documentos em mãos, quanto mais coisas prontas você puder ter, melhor. Mas na ralidade acho mais justo você fazer o curso STCW só depois da entrevista, pois aí é certeza que não será um dinheiro perdido.
Passaporte já faça antes, que é um ponto a mais tê-lo. E se você ter grana e puder fazer o STCW também, faça. E também existem cursos "profissionalizantes" que te prepara melhor para o que vem. Aí já é opção de cada um. Pois os cursos não são tão baratos assim. Mas se for pra ajudar a você engrenar nessa vida de mamagaio, vale a pena o investimento. Bom, voltamos a minha história.

Agora complicou mais, eu não tinha tanta grana, então ainda era setembro, e os embarques estavam previstos para o final do ano, eu fui fazendo as coisas aos poucos. Primeiro fiz o passaporte, certidão negativa, e as cópias de documentos, foto 3x4, cd com os documentos digitalizados e etc. Ficaram faltando os exames médicos e o stcw.
Na época, o curso do STCW não era feitos aqui em Curitiba, era feito no Rio de Janeiro, em Paraíba do Sul. Hoje se pode fazer em diversos lugares e cidades. Como na época eu era inocente, nem pesquisei nada e apenas paguei o custo do curso na época. Que além dos custos de curso normal, também incluía transporte (Curitiba- Paraíba do Sul) e hotel. Tudo isso me arrancou 1000 reais do bolso, apenas o curso STCW.
Eu estava penoso na época, mas ainda bem que tenho uma mãe que é mais que uma santa, me ajudou horrores e me emprestou a grana.
Meu amigo Bruno já havia feito o curso e disse que era muito divertido, eu fiquei ansioso para o dia da minha ida. Eu fiz o curso em 9 à 13 de novembro de 2008.
Quando chegou dia 9, eram 8 da manhã e eu estava na agência. Haviam mais umas 40 pessoas lá, esperando a chegada do ônibus. Pessoas de várias idades, cores e profissões.
Pessoas formadas, viajadas, universitários, pessoas sem estudo e professores. Realmente é uma miscigenação do caramba.
Uma das meninas da agência iria acompanhar nosso grupo na viagem, todos nós a chamávamos de Ju.
Enquanto o ônibus não vinha, o povo ia conversando. A maioria tinham sido aprovados pela Ibero Cruise, poucos eram da Pullmantur, mas havia. Uns iriam de bar, outros restaurante, fotográfos, SPA, recepção. Aprovados para todo tipo de cargo existente a bordo.
Nem todas as pessoas são legais, algumas são contadores de histórias, outros mal educados, outros mesquinhos e assim por diante. Mas quando eu chegar na parte de quando eu estiver embarcado você verá que realmente só os fortes sobrevivem.
O ônibus havia chego. Os 42 futuros marinheiros entraram, acompanhados por Ju e eu.
A viagem de um curso inesquecível havia começado.

CONTINUO AMANHÃ. GALERA VALEU POR ACOMPANHAREM, SEI QUE TODOS QUEREM QUE EU CHEGUE LOGO NA VIDA A BORDO, MAS AGORA FALTA POUCO RSRS. GOSTO QUE SAIBAM CADA DETALHE QUE ME FEZ CHEGAR LÁ E VENCER.
COMENTEM E SIGAM.
um grande bjooo!

5 comentários:

  1. Estou adorando a tua história e está servindo de grande exemplo para mim. As agências de recrutamento amedrontam a gente dizendo que precisa do inglês fluente. Eu sou intermediária em inglês e francês e ainda no nível básico em espanhol, sou formada em turismo e hotelaria, tenho experiência em hotéis, já morei na Suíça por 3 anos e mesmo assim, não senti preparada para me inscrever este ano em nenhuma agência por não ter o inglês fluente.

    ResponderExcluir
  2. eita.. se joga, pq vc tem um potencial incrivel... eles amedrontam msm, pq logo vao falar pra vc fazer ingles com eles ou com alguem q eles indikem pra vc se preparar, eh mafia uahauhau!
    vai com fé q td da certo, e continue acompanhado vlw msm bjao!

    ResponderExcluir
  3. bacana seu blog.. tbem fiz um
    devo embarcar em breve na MSC.
    vou colocar seu blog nos meus favoritos.ok?
    abraços, sucesso
    tudo de bom pra vc
    www.mochilabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. hum... muito legal mais esses detalhes!! mas vou te confessar que nem kero saber muito da vida a bordo, pelo menos ñ por enquanto(risos).... agora por favor me diga quais exames eles pedem para que eu possa já ter em mãos, e por quanto tempo são validos esses exames.. (apenas se souber esta ultima informação)..... Obrigado!!!

    ResponderExcluir