Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cap. 6 - A ida



Continuando...

Como fomos de ônibus, a viagem durou umas 13 horas, bem cansativas por sinal.
Chegamos em Paraíba do Sul no domingo a noite, ficamos em uma pousada. A cidade é minúscula e você pode andar ela inteira a pé. A pousada onde ficamos era grande e ajeitada. Tinha piscina, uma (mini) academia, e os quartos eram todos chalés convidativos e de tamanho bom.
Os quartos foram divididos, todos jantamos, conversamos um pouco e logo fomos dormir. Eu dividi o quarto com mais 3 caras, o Saulo, o Jiraya e o Pequeno. Nos demos muito bem logo de início, e continuamos cada da melhor a amizade. Os caras eram muito gente fina e a gente ficava i dia todo dando risada.
Então começou o batente. O Curso é um pouco cansativo, pois são dois dias inteiros de aula teórica, e um de aula prática. A prática é a melhor. Muito divertida.
Nesse STCW eu ganhei o apelido de "Delícia", porque fiquei com uma mineira lá e ela só falava isso pra qualquer situação: "Aí que delíííííciiiaaaaa" , e então pegou.
O curso acabou, teve a festa de despedida e a assinatura dos certificados. Não recebe o certificado na hora, porque ele precisa ser mandado para a Marinha e ser carimbado lá, para valer alguma coisa.
O curso acabou. Mas são dias tão intensos, que você sai de lá parecendo conhecer essas pessoas tanto tempo, que até chora na hora de despedir-se. Muito massa.
Tenho amizade com a galera de lá até hoje. São pessoas que tem o mesmo objetivo que você, a mesma ambição, sonhos parecidos, então as idéias fluem muito bem.
Agora eu já estava em casa, mantendo contato com a galera do curso e sabendo de novidades através deles e da agência. Fiz os exames médicos e agora só estava esperando a data de embarque.
Os exames podem ser feito onde você consiga fazê-los, o importante que devem ser traduzidos para o inglês e ter todos os exames pedidos no requerimento da agência. Claro que a agência vai dizer que você deve fazer em laboratório "tal", depois apresentar pro médico "tal". Mas isso não é realmente necessário, você pode tentar fazer ou no seu plano de saúde ou até mesmo na rede pública. Se caso a agência disser que tem que ser lá, peça um documento que comprove isso, que tem que ser no laboratório e etc.
Agora tudo feito, amigos do STCW foram embarcando, pois eram a maioria da Ibero, e eu enchia de perguntas cada um que embarcava, mas lá o tempo pra internet é pouco, além de ser cara, então quando entra na internet no navio, é pra ver coisas mais urgentes mesmo.
O meu amigo Bruno embarcou em Barcelona, fui levar ele até a rodoviária, pois o vôo dele saía de São Paulo. Ele chorou um monte e foi. Eu pensei que estava chorando pela despedida, mas no dia em que fui embarcar eu entendi o choro, pois chorei também.
Meu namoro havia acabado, eu estava terminando os estudos, fazendo uma peça de teatro e já não estava trabalhando mais. Nada me impedia de embarcar a qualquer momento.
Foi quando na última semana de aula, e também semana da formatura e da apresentação do teatro, a agência entrou em contato comigo.

-Gustavo seu embarque está marcado pra Sábado, mas sábado você já tem que estar no navio, então temos um ônibus que vai levar todos os novos tripulantes até São Paulo e lá vocês pegam o vôo até Recife, e lá vai embarcar no Sovereign of the Seas, da Pullmantur ( o famoso Soberano).

Eu apenas concordei, e um sorriso de orelha a orelha surgiu no meu rosto, eu ia realmente embarcar, e faltavam apenas 5 dias.
Já comecei arrumar a mala, fiz a formatura, apresentei o teatro, e fiz uma festinha de despedida para os amigos mais íntimos na minha casa.
Agora faltavam apenas algumas horas para a minha ida a São Paulo e o começo dessa imensa aventura que é trabalhar a bordo de um navio.
Eu estava indo pela grana, pela mudança de vida, pela viagem e também para me afastar de tudo que estava me deixando triste, nesse caso, meu namoro.
Quando eu namoro eu acredito mesmo na relação e me dedico muito a ela, isso me faz sofrer e acabo sendo sempre aquele que ama mais. Isso antes de embarcar, pois você aprende e muda muito depois de um contrato em barco.
Meus amigos estavam lá, comendo pizza, dando risada comigo. Minha família toda, irmãos, cunhados, sobrinhos, todos lá. Eu sentia que faltava alguém, era ela, a pessoa que me fez feliz e podia fazer ainda, mas não estava ciente disso, a pessoa que eu amava, mas que não podia mais ficar ali esperando por um amor que não chegava.
Faltavam 40 minutos para o ônibus sair, eu ainda estava em casa, minha mãe me apressava, e eu enrolava, foi quando ela disse.

- Gu, ele não vai vir.
- Eu sei.

Me despedi de todos lá em casa, peguei a minha mochila e fui empurrando para fora do meu quarto.
Quando for fazer sua mala, leve roupas leves mas não esqueça de levar roupa de frio também, pois a ida para Europa é bem fria, e você ainda não conhece seu futuro no barco, então nem sabe para onde vai quando chegar na Europa, então seja precavido para que não tenha que comprar roupas a cada porto que descer.
Leve um tênis confortável, sapatos e chinelos. Fotos e lembranças de amigos fazem bem. Pegue uma folha no sulfite, escreva os objetivos seus nessa folha, escreva o porque você está embarcando nessa. Imprima e se puder plastifique. Ela vai ajudar muito na hora que você pensar em desistir.
Eu já havia saído do meu quarto, passado pelo corredor, meus amigos me acompanhando, e quando fui passar pela minha mãe e vi ela olhando para mim, não aguentei.
Chorei. Chorei muito, como uma criança indo no primeiro dia de aula, que não quer separar-se da mãe. Eu soluçava, minha mãe me abraçou e perguntou se não era isso que eu queria. Era, claro que era. Mas a sensação de deixar teu lar, pra um lugar que você não sabe o que é, é uma sensação muito esquisita. Mas passageira. Após muitas lágrimas, consegui sair de casa e ir até a agência, a Marinês e a Bela me levaram de carro, fomos dando risada e já nos despedindo. Cheguei na agência e vi. Eram mais de 60 pessoas que iriam embarcar comigo, muita gente do sul. Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, uma galera mesmo, fora as pessoas de cidades menores também do sul. Mulheres, homens, a maioria muito jovem, na casa dos 20. Se via no rosto de cada um o nervosismo e a ansiedade de chegar logo no tão esperado embarque.
Eu já havia entregado os papéis lá dentro, agora estava esperando só a chegada do ônibus. Nisso fiquei no Hall de entrada do hotel, lá estavam mais tripulantes, e falei com um deles. O nome dele era Cleverson, falamos pouco, ele ia na função de "bar waiter", era do interior, e era sua primeira grande viagem. Ele tinha olhos azuis, cabelos escuros e era alto, um sorriso bonito e carismático. Muito bonito ele. Mas nesse dia eu não estava pensando em nada além de embarcar logo naquele ônibus e deixar aquela vida para trás. Ainda estava um pouco triste com a ausência da pessoa que amava na despedida. Mas era algo para superar.
Os ônibus haviam chegado, e a galera começou a entrar. Eu enrolei um pouco, fui um dos últimos a embarcar. Eu estava colocando a bagagem no porta malas, meu telefone tocou.
Era ele, o meu ex. O telefone tocou várias vezes, e eu não atendi. Por mais forte que foi a vontade. Não atendi.
Já não havia ninguém fora dos veículos, apenas eu e o pessoal da agência fazendo uma espécie de chamada, eu iria entrar na Van (eram 2 onibus e uma van), quando ouvi umas buzinadas ensurdecedoras. Todos estavam olhando para a rua, e eu logo fui ver também o que estava acontecendo. Era ele. Vinha com seu carro numa velocidade espantosa, mas eu entendi o que era. Ele realmente precisava me dar o último abraço.
Eu não resisti dessa vez. Ele parou o carro no meio da rua e levantou-se, gritou meu nome me procurando, eu apareci e nos beijamos, nos abraçamos, e todo mundo ficou de boca aberta.
Me despedi do Juliano e entrei na Van, todo mundo me olhava sem falar nada. Até então ninguém se quer suspeitava que eu pegava homens também, pois não percebe-se nada falando comigo, mas nunca me importei de saberem disso, inclusive ali.
Foi uma despedida de cinema, ele chorou muito e eu entrei na Van chorando. Uma menina me abraçou e eu logo parei de chorar, sentei em um dos últimos bancos da Van. Pensei comigo.
"Pronto, e agora como vai ser?"
Virei pro lado e adormeci.

DESCULPE EU CONTAR ALGUMAS COISAS QUE NÃO AJUDAM VOCÊS A RESPEITO DE TRABALHO E TALS, MAS ESTOU CONTANDO REALMENTE TODA A MINHA VIDA REFERENTE AO EMBARQUE, E TUDO ISSO SÃO COISAS QUE NÃO ESQUECI E FAZEM PARTE DE TUDO ISSO. NO PRÓXIMO CAPITULO COMEÇAREI A CONTAR SOBRE A CHEGADA NO BARCO E O MEU PRIMEIRO DIA.

FOTO - Stcw, pagando 10!

10 comentários:

  1. Achei o detalhe no minimo engraçado!! confesso que fikei confusso no começo mais depois entendi..(risos)

    ResponderExcluir
  2. oi , gustavo, sou homem e gostar de saber se vc conhece caras bonitos e interessantes no navio. abracos

    ResponderExcluir
  3. oi cara,
    me emocionei com suas palavras falando do seu ex.... to até vendo no dia em que eu for embarcar pela MSC, meu namorado estando comigo, eu vou chorar muito.... e ele também...! Mais ele entende q isso é um sonho que há tempo que venho galgando pra conseguir...

    ResponderExcluir
  4. Noosa, chorei na parte em que você olha p/ sua Mãe e começa a chorar!! A despedida deve ser dificil!!

    ResponderExcluir
  5. Gu....chorei igual criança lendo esta postagem....passou um filme pela minha cabeça da cena com a sua mãe e depois com seu ex namorado....ainda estou chorando!!!!!

    ResponderExcluir
  6. EEEtaaa menino forte tá loco vio :/ Quem não chora??? Se eu chorei por vocês imagina quando chegar a hora de dizer Adeus!!! Vishii ainda vou passar por isso to ferrado sahusahushausha

    ResponderExcluir
  7. Nossa, chorei rios agora!

    Esses detalhes são importantes sim, pois todos passaremos por isso e é bom saber que todos estamos "no mesmo barco"!

    Valeu aí pelo blog, to devorando! Acabei de saber que vou embarcar entre outubro e novembro. To com uma sensação muito estranha. Não vai ser fácil deixar meu amor aqui... Por alguns minutos eu penso em desistir, mas aí um segundo depois eu me empolgo alucinadamente! haha

    ResponderExcluir
  8. Perfeito o blog...até aqui nenhuma linha pulada....vou até o fim agora! Estou concorrendo pra vaga na Pullmantur....

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Vou embarcar nessa tbm....vamos ver como vai ser. Ainda q cena de filme romantico😍

    ResponderExcluir