Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cap. 10 - O embarque dos agentes


...

Era sexta-feira, teve embarque de agentes de viagens, o navio não saiu do porto, só posou no porto com os agentes pois o verdadeiro embarque aconteceu no sábado.
Então pela manhã colocamos o Diário de Bordo nas cabines, e revisamos alguma coisa que precisava ser feita, pois estava tudo pronto.
Primeiro você deve receber o passageiro com serviço de primeira, apresenta a cabine a ele, desde de o colete salva-vidas à como dar a descarga no banheiro. Cada detalhe, claro que isso supostamente, nem sempre dava pra apresentar a cabine, porque explicar cada detalhe é capaz do passageiro pensar que estamos o chamando de burro. Então explica-se o necessário, e as vezes o passageiro ta com pressa, então você apenas se apresenta e diz o horário que você estará disponível a ele. IMPORTANTE dizer sobre o cartão de comunicação entre camareiro-passageiro que fica na porta. O verde indica que o camarote está livre e que o camareiro pode entrar para fazer a limpeza, e o vermelho que não perturbe, não podendo tocar na porta em hipotese alguma, apenas em caso de emergência. Explica isso para o passageiro, poir facilita HORRORES o seu trabalho.
Como os passageiros então entrando, por mais que foi apenas um dia, os lazarentos dos agentes levaram bagagem grande, isso quer dizer, muito trampo pro camareiro. Nos embarques os camareiros, além de se foderem pra arrumar todas as cabines de sua sessão, trocando lençois, lavando banheiros e etc tudo isso num espaço curtíssimo de tempo. Você depois de almoçar (em 10 min) tem que voltar a sua sessão para pegar as bagagens dos passageiros e colocá-las em frente a cabine de acordo com o numero que está nela.
A parte das bagagens ou como dizem sempre em navio, "maletas", cada chefe tem uma forma de fazer, a melhor forma que trabalhei foi no primeiro contrato, com o chefe Eldon, que cada um levava a bagagem apenas das cabines de sua sessão, então você trabalhava de acordo com o número de passageiros que tinha. Já em outros navios, todos os camareiros deviam levar todas as malas, independente se eram de sua sessão ou não. Isso é foda porque foge do controle e ninguém trabalha igual a ninguém, sempre tem os espertos, geralmente os Hondurenhos que são folgados, fogem do trabalho e fica sempre os mais novos e inexperientes se fodendo levando todas as maletas. Então prepare-se, pois o dia de embarque é o pior dia da semana, carregado de estresse e discussões.
Quando acaba as maletas, também acabou a tarde, e você já está trabalhando umas 10 ou 11 horas sem parar.
Foi assim meu primeiro dia com passageiros, e olha, que de manhã não tivemos que arrumar as cabines, então foi um embarque fácil.
Tivemos uma pausa para jantar, tomar um banho e voltar para fazer o serviço da noite. Para quem não sabe, no navio se limpa a cabine duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra pela noite.
AH! ESQUECI. Quando você se apresentar para o passageiro pela manhã, pergunte o turno de jantar que ele pertence, pois isso também ajuda no seu serviço noturno.
A limpeza da noite é feita de acordo com o turno do passageiro, se ele é do primeiro turno do jantar, é a primeira cabine que você vai fazer, então você faz primeiro todas do primeiro turno e depois vai limpar as dos passageiros que jantar no segundo turno.
Mas como você se fodeu o dia todo pois era embarque, no dia de embarque geralmente não se faz o serviço a noite, mas claro que se chefe não precisa saber disso. Pois o passageiro apenas chegou na cabine, jogou a mochila e nem mexeu em mais nada. Então realmente não tem o que fazer.
Mas caso você fique com dor na conciência de não entrar na cabine, tem como você fazer com que o passageiro dispense o trabalho da noite. rsrsrs
Logo postarei um video demonstrando como se faz.
Mas como era meu primeiro contrato eu não tinha esses macetes ainda. Fui e fiz a limpeza de todos as cabines pela note também. Apesar que como eu disse, nem tem muito o que fazer a noite no dia de embarque.
Fui dormir depois de um dia muito, mas muito cansativo. Mas o pior de tudo, é que esse embarque foi apenas dos agentes para conhecer o navio, eles iriam embora no outro dia de manha. E todos nós íamos nos foder para arrumar a sessão inteira para os passageiros, daí sim inaugurando o navio no Brasil, para o primeiro cruzeiro de 7 dias.
Eu já havia achado cansativo o dia sem ter que arrumar as cabines de manhã, mas mal sabia eu que as coisas podiam piorar, e pioraram.
Fui dormir e coloquei o relógio para despertar as 6 da manhã, pois o chefe Eldon disse que teríamos que pegar a chave as 6 e meia da manhã.
Dormi, não sabendo o que me esperava ao me levantar.

CONTINUO LOGO!
CONTINUEM DEIXANDO OPINIÕES E PERGUNTAS, SEGUINDO E INDICANDO A AMIGOS!
COMENTEM PLEASE!

LOGO FAREI UM POST SOH RESPONDENDO COMENTÁRIOS E DÚVIDAS QUE VOCÊS DEIXAREM AKI!

abração
FOTO: aspirando o corredor no "crossing" Recife-Santos.

6 comentários:

  1. è.. vida de camareira não é fácil... lgo log estarei me ferrando também, seja o que Deus quiser!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Que delícia o seu blog... estou ansiosa pra saber o que te esperava no dia seguinte!!! rsrsrrsrs
    Estou indo trabalhar no SPA... em setembro... Tô com um medo!!!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. conta mais conta mais....
    to acompanhando...
    Ramon Moura

    mochilabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. E eu que deveria estar de cabin nesse navio com vc e desisti de embarcar faltando 1 dia...

    ResponderExcluir
  5. nossa to super curiosa para saber o que aconteceu depois...seu blog e otimo..bjs taty

    ResponderExcluir
  6. Voce poderia mandar seu email pra mim? pois gostaria de fazer amizade com vc e saber mais informacoes a respeito dessa vida a bordo....bjs Taty
    Meu email: tatiana.ribeiro.sp@gmail.com

    ResponderExcluir