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sábado, 31 de julho de 2010

Fotos da primeira semana (antes de chegar ao primeiro embarque)





Fotos da primeira semana (antes de chegar ao primeiro embarque)





segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cap. 11 - O Primeiro Embarque


Finalmente o trabalho começou...

Eu acordei as 6 horas da manhã. chacoalhei o Sandrinho, ele acordou também, fomos pegar a chave da sessão na Oficina como toda manhã, e fomos comer algo rapidíssimo, estava prestes a começar o primeiro embarque. Todas as cabines do navio foram ocupadas, então todo mundo iria se foder pra trocar tudo, mas nós novatos, queríamos tentar fazer o embarque sem "helper", porque achávamos que isso era possível até então.
Todos os camareiros estavam reunidos e indo correndo para suas sessões quando o chefe Morasan chamou todos e disse...

"NO NECESSITA CAMBIAR LAS SABANAS" los agentes se quedaram solamente ayer, no necessita cambiar entonces"

Aquilo surpreendeu a todos, não iríamos precisar trocar os lençóis pois os agentes ficaram apenas um dia, então não estavam sujas as roupas de camas, é lógico que se estivesse trocaríamos, mas vou confessar, eu não conferi nada, apenas arrumei as camas. Mas vou contar desde a minha chegada a minha sessão até o término das cabines...

Depois que ouvimos aquilo, todos sorriram, ficaram felizes pela atitude inesperada de um de nossos chefes. Após isso, fomos todos a Laundry buscar toalhas limpas. Na Pullmantur não se trabalha com carrinho, então leva-se as toalhas em sacos grandes e na mão, acha força. rs
Após levar as toalhas até o sexto deck, que era onde eu trabalhava, fui para a missão quase impossível, organizar tudo, limpar, aspirar, arrumar as camas, tirar o pó e limpar o banheiro, repor os amenites, colocar gelo, e garrafa de água. Isso tudo em 17 cabines, algumas de 2 pessoas, outras pra 3, outras pra 4. Isso tudo sozinho.
Claro que isso não é nada depois que você está lá á algum tempo, mas o primeiro embarque é horrível, nunca invente de querer fazer sozinho no começo, isso você pode tentar mais tarde, depois de no mínimo um mês. Mas no começo do contrato, JAMAIS, OUVIU? JAMAIS!!!

Eu estava na décima primeira cabine quando comecei a sentir dores horríveis no braço, uma lágrima escorreu do meu olho, e a minha vida antes do navio passou por um segundo pelos meus olhos...
A minha mãe cozinhando feijão, aquele cheiro irresistível que mata a gente de saudade no barco, pois lá não tem feijão... Eu do lado da minha mãe vendo filme em domingo chuvoso, ela brigando comigo falando sobre eu ir logo para uma faculdade, meus sobrinhos me chamando pra brincar de "Naruto", os meus sobrinhos dando tchau no dia que fui embora, eu chorando quando estava saindo de casa, meu ex chegando chorando em frente a agência 5 minutos antes de eu embarcar na van, a minha cama, as minhas horas perdidas deliciosamente na internet, o meu corpo sem dor...

Agora não era apenas uma lágrima que caía, eram várias, mas era aquele choro silencioso, que só sabem que você está chorando se olham pra sua face, eu estava sozinho na cabine, toda aquela correria, meus braços cansados, eram quase 11 horas eu eu tinha muita coisa pra fazer ainda...

Essa foi a primeira vez que pensei em desistir, pensei comigo " O que eu to fazendo aqui meu?" Será que isso vale a pena, será que realmente preciso estar aqui?
É galera, não é fácil, mas é comum, todo mundo pensa em desistir, pelo menos uma vez, e essa foi a minha...

Mas esse momento passou, eu continuei meu trabalho, mesmo não aguentando mais, eu consegui, arrumei tudo que achei que era mais importante pro passageiro, fiz o que pude, para um primeiro embarque acho que não foi tão ruim.
Fui almoçar, encontrei alguns camareiros, conversamos sobre o primeiro embarque, estávamos todos mortos, pois a grande maioria não havia pego helper, além disso, não tínhamos experiência alguma, então uma cama que hoje faço em dois minutos, na primeira vez eu fazia em 8, então nem preciso calcular o resto.
Estavámos todos almoçando. alguns começando a comer, quando de repente chegou um dos assistentes do chefe Eldon, era o Morazan, o mesmo que aliviou nosso trabalho dizendo que não precisava trocar todos os lençóis.
"Vamos, todos, vamos, maleta, mucha maleta, vamos"
Ele berrava, todos no crew mess olharam pra gente, alguns assustados, outros com o pior sentimento que existe: PENA.
A gente levantou e o seguiu, não entendemos a urgência do fato, então chegamos aos elevadores da tripulação. Haviam centenas de bagagens, formando montes em frente aos elevadores, os cleaners, jogavam elas dentro do elevador, então Morazan pediu que cada um de nós fosse ao seu respectivo deck, e pegasse a bagagem dos passageiros de nossa sessão.
Foi isso que fiz, esperei as malas subirem, e todas que tinham marcado o número de alguma cabine de minha sessão, eu pegava e levava até a porta da cabine, batia na porta e saía. Indo pegar a próxima maleta. Isso dura uma tarde inteira, com intervalos de tempos em tempos, onde acabam as maletas e você deve ficar lá esperando chegar mais. Aproveitei para conhecer alguns passageiros que eu via chegando, como não havia muito tempo, eu perguntava apenas o turno do jantar, falava do meu horário de trabalho, e sobre a comunicação através dos cartões verde e vermelho, o restante se o passageiro tivesse dúvida perguntaria, ou eu conversaria a noite, pois estaria com mais tempo.
Eu, Mércia, Fran, Rodrigo, e outros, trabalhávamos no mesmo Deck, era divertido, sem falar que o responsável pelo nosso deck era o Curt, o mais gente fina de todos os Assistant HK.
Nesse dia eu não sabia o que era parar, trabalhei o dia todo, além de limpar todas as cabines pela noite também. Conheci meus passageiros, mas pra ser sincero, lembro apenas de duas cabines, uma mulher que fazia mais de 6 anos que não viajava, estava com família, marido e filho, e um casal de Foz do Iguaçu, que além de bonitos, eram elegantes, jovens e muito simpáticos.

NO PRÓXIMO POST CONTO A RELAÇÃO COM OS PASSAGEIROS E A PRIMEIRA E CATASTRÓFICA SEMANA DO SOBERANO NO BRASIL! É GENTE EU ESTAVA LÁ! SAIU NO FANTÁSTICO E TUDO! rsrsrs

COMETEM E SE TIVEREM ALGUMA DÚVIDA PERGUNTEM, RESPONDO TUDO! E PERGUNTAS MAIS CALIENTES RESPONDO SEM CITAR NOME, RS ABRAÇOS E BJOS

foto: MÉRCIA braba não sei com o que... ainda Crossing!

PRÓXIMO POST FOTOS DOS MOMENTOS CROSSING RECIFE-SANTOS

terça-feira, 20 de julho de 2010

RESPONDENDO OS COMENTÁRIOS E PERGUNTAS


Eu adoro ler os comentários de vocês! Qualquer dúvida escrevam junto com o comentário sua pergunta, aqui vou responder algumas coisas que perguntaram desde o meu primeiro post.

Vanessa Santos perguntou a respeito do inglês, se realmente precisa ser fluente. Como eu contei sobre a minha entrevista da pra ver que não realmente mesmo ter inglês fluente, o básico já está bom, o importante é você se dar bem na entrevista, e claro, depende do cargo que for levar, cargos de staff sim, necessitam o inglês fluente, para recepção, spa e etc...
Cargos de hotel, garçom, bares e camareiros, necessita do básico, mas quanto mais souber melhor, pois não se sabe quanto o candidato ao seu lado conhece de línguas estrangeiras. Então ta aí a dica!

O Fael perguntou sobre os exames médicos, então... O exames depende de qual empresa você vai trabalhar, umas pedem fezes e catarro, outras não, mas de sangue pedem todos, colesterol e etc... Exame de HIV e HEPATITES, tudo mesmo, os exames são válidos por um ano, mas na real em cada contrato que você for fazer, terá que fazer novos exames. Tentem fazer por plano ou pelo SUS mesmo, porque a agência vai pedir que façam por onde eles indicarem, mas isso não é realmenete necessário (é máfia), então tente fazer gastanto menos possível, pois fazendo com o laboratório indicado pela agência vai gastar no MÍNIMO 500 reais! Ta aí a dica!

Lulys falou que não tem experiência e quer saber se rola sem mesmo. É só dar uma lidinha lá no capítulo da entrevista, o importante é você saber que não tem experiência, eles não, pra eles você deve ter auhauhauhau! Então galera, na época que eu fiz a entrevista, foi sussi, pois náo precisava demonstrar nada de prático, mas agora em algumas entrevistas, dependendo da agência, tem que demonstrar sua experiência, no caso, uma entrevista prática, onde você deve arrumar uma cama, ou servir um café, ou um jantar, claro, tudo simulado, mas as vezes precisa, se informe antes da entrevista com a agência e se prepare melhor, se caso treinou para arrumar um tipo de cama, chega lá, o set up (o jeito que deve ficar a cama) for diferente do que você sabe, você diz que no hotel que você trabalhou o set up era diferente, pq nos navios tem camas com Duve (capa de edredon) e outras que não tem duve, e são set ups diferentes.

Uma pessoa querida que lê o blog perguntou se há homens interessantes no navio. Tem sim meu amigo, homens, mulheres, gays, lésbicas, há realmente de tudo, pessoas más, pessoas boas, nerds, malandros, e pessoas de boa fé, basta você saber com quem mais se identifica, mas pra relacionamento sexual, sempre tem gente interessante,

lsouZa, adrina_cap200 e a adriana falaram sobre a despedida, que sentiram e até choraram quando leram o que contei sobre a minha. Realmente gente, é dificil, é muito dificil, por mais que você pense que não é tão apegado a família, é nesses momentos que você vê realmente o quanto ama ela. E também seus relacionamentos, as vezes você pensa que a pessoa nem gosta de você, mas daí quando você está indo embora, que ela ve que está te perdendo (pelo menos por um tempo), ela vai sentir e você também, é díficil, mas é necessária. Vão com fé que tudo da certo.

fernanda logo estará embarcando, mas pra trabalhar no SPA, Fer não fique tão assustada, quem trabalha no SPA é staff, então a vida é um pouquinho melhor, claro, terá passageiros chatíssimos pra você atender, pois eles fazem cruzeiros, parcelam em 10 vezes e pensam que são riquissimos por isso, normal, mas normal, isso acontece aqui em terra também. No caso do Spa, não sei se em todo navio, mas geralmente se ganha uma comissão atingindo a meta no mês, mas a meta do SPA todo, não são metas individuais, sempre por equipe. Os horários são mais flexíveis, então terá tempo pra fazer turismo e até algumas excursões pelo navio mesmo, que se tem vaga na excursão de passageiros, pode ir tripulante também. Boa Sorte !

luana logo postarei várias fotos, farei uns posts só com as fotos de casa época no navio pre vcs irem conhecendo tudo e ver como que é e tals rsrsrs bjão!

tha eu não estou embarcado agora, já sai faz um mês quase, mas a vontade de voltar ta foda, auhauah, mas não posso ir agora, preciso resolver algumas coisas aqui. Fique com medo não, o cursoSTCW é cansativo, mas o ultimo dia, da aula prática é muito divertido e faz tudo valer a pena, vai com coragem que não é tão assustador trabalhar ONBOARD como se pensa... as vezes é, mas não são todos os dias. rsrs

viagem to usa - lukas valeu pelo comentário, estou contando tudo que mais marcou, pois esse primeiro contrato aconteceu a dois anos, do ultimo contato poderei contar mais coisas, mas o que mais recordo ta sendo postado aqui, sem esconder nada rsrsrsrs vlw por acompanhar!

os eternos, você não devia ter desistido, apesar que não conheço o motivo da desistência sua, mas se tem o curso STCW e tudo, vá, faça novas entrevistas e tente novamente, a experiencia é muito válida, você voltará outra pessoa, pode confiar em mim.

tatiana o endereõ de email que deixou, é apenas para email ou é msn? bjos

Quero agradecer também as pessoas que comentaram sobre os posts:

Ramon moura, adriana,ayeska, tiago (historia parecida), mariana, chang, ver depois, adriana de novo, dconcurseira, russo, lulys, joy calindo, Ive,seila scherma - ex crew parceira (trabalhou com Bruno, meu melhor amigo)

GENTE! DA PRÓXIMA FAREI UM VIDEO RESPONDENDO AS PERGUNTAS DE VOCÊS E COMENTANDO SOBRE O NAVIO, DEIXE PERGUNTAS E COMENTÁRIOS QUE LEIO TODOS E RESPONDOS TODOS MESMO! UM VIDEO É MELHOR NÉ RSRSRS
HOJE POSTAREI MAIS TARDE SOBRE O PRIMEIRO EMBARQUE DE VERDADE!
RS
BJÃO E COMENTEM E PERGUNTEM, E SIGAM E INDIQUEM A AMIGOS RS
UM GRANDE BJO A TODOS!

foto - não tinha o q por, coloquei a da abertura do meu PC, que mongo neh auhauhauhau

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cap. 10 - O embarque dos agentes


...

Era sexta-feira, teve embarque de agentes de viagens, o navio não saiu do porto, só posou no porto com os agentes pois o verdadeiro embarque aconteceu no sábado.
Então pela manhã colocamos o Diário de Bordo nas cabines, e revisamos alguma coisa que precisava ser feita, pois estava tudo pronto.
Primeiro você deve receber o passageiro com serviço de primeira, apresenta a cabine a ele, desde de o colete salva-vidas à como dar a descarga no banheiro. Cada detalhe, claro que isso supostamente, nem sempre dava pra apresentar a cabine, porque explicar cada detalhe é capaz do passageiro pensar que estamos o chamando de burro. Então explica-se o necessário, e as vezes o passageiro ta com pressa, então você apenas se apresenta e diz o horário que você estará disponível a ele. IMPORTANTE dizer sobre o cartão de comunicação entre camareiro-passageiro que fica na porta. O verde indica que o camarote está livre e que o camareiro pode entrar para fazer a limpeza, e o vermelho que não perturbe, não podendo tocar na porta em hipotese alguma, apenas em caso de emergência. Explica isso para o passageiro, poir facilita HORRORES o seu trabalho.
Como os passageiros então entrando, por mais que foi apenas um dia, os lazarentos dos agentes levaram bagagem grande, isso quer dizer, muito trampo pro camareiro. Nos embarques os camareiros, além de se foderem pra arrumar todas as cabines de sua sessão, trocando lençois, lavando banheiros e etc tudo isso num espaço curtíssimo de tempo. Você depois de almoçar (em 10 min) tem que voltar a sua sessão para pegar as bagagens dos passageiros e colocá-las em frente a cabine de acordo com o numero que está nela.
A parte das bagagens ou como dizem sempre em navio, "maletas", cada chefe tem uma forma de fazer, a melhor forma que trabalhei foi no primeiro contrato, com o chefe Eldon, que cada um levava a bagagem apenas das cabines de sua sessão, então você trabalhava de acordo com o número de passageiros que tinha. Já em outros navios, todos os camareiros deviam levar todas as malas, independente se eram de sua sessão ou não. Isso é foda porque foge do controle e ninguém trabalha igual a ninguém, sempre tem os espertos, geralmente os Hondurenhos que são folgados, fogem do trabalho e fica sempre os mais novos e inexperientes se fodendo levando todas as maletas. Então prepare-se, pois o dia de embarque é o pior dia da semana, carregado de estresse e discussões.
Quando acaba as maletas, também acabou a tarde, e você já está trabalhando umas 10 ou 11 horas sem parar.
Foi assim meu primeiro dia com passageiros, e olha, que de manhã não tivemos que arrumar as cabines, então foi um embarque fácil.
Tivemos uma pausa para jantar, tomar um banho e voltar para fazer o serviço da noite. Para quem não sabe, no navio se limpa a cabine duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra pela noite.
AH! ESQUECI. Quando você se apresentar para o passageiro pela manhã, pergunte o turno de jantar que ele pertence, pois isso também ajuda no seu serviço noturno.
A limpeza da noite é feita de acordo com o turno do passageiro, se ele é do primeiro turno do jantar, é a primeira cabine que você vai fazer, então você faz primeiro todas do primeiro turno e depois vai limpar as dos passageiros que jantar no segundo turno.
Mas como você se fodeu o dia todo pois era embarque, no dia de embarque geralmente não se faz o serviço a noite, mas claro que se chefe não precisa saber disso. Pois o passageiro apenas chegou na cabine, jogou a mochila e nem mexeu em mais nada. Então realmente não tem o que fazer.
Mas caso você fique com dor na conciência de não entrar na cabine, tem como você fazer com que o passageiro dispense o trabalho da noite. rsrsrs
Logo postarei um video demonstrando como se faz.
Mas como era meu primeiro contrato eu não tinha esses macetes ainda. Fui e fiz a limpeza de todos as cabines pela note também. Apesar que como eu disse, nem tem muito o que fazer a noite no dia de embarque.
Fui dormir depois de um dia muito, mas muito cansativo. Mas o pior de tudo, é que esse embarque foi apenas dos agentes para conhecer o navio, eles iriam embora no outro dia de manha. E todos nós íamos nos foder para arrumar a sessão inteira para os passageiros, daí sim inaugurando o navio no Brasil, para o primeiro cruzeiro de 7 dias.
Eu já havia achado cansativo o dia sem ter que arrumar as cabines de manhã, mas mal sabia eu que as coisas podiam piorar, e pioraram.
Fui dormir e coloquei o relógio para despertar as 6 da manhã, pois o chefe Eldon disse que teríamos que pegar a chave as 6 e meia da manhã.
Dormi, não sabendo o que me esperava ao me levantar.

CONTINUO LOGO!
CONTINUEM DEIXANDO OPINIÕES E PERGUNTAS, SEGUINDO E INDICANDO A AMIGOS!
COMENTEM PLEASE!

LOGO FAREI UM POST SOH RESPONDENDO COMENTÁRIOS E DÚVIDAS QUE VOCÊS DEIXAREM AKI!

abração
FOTO: aspirando o corredor no "crossing" Recife-Santos.

sábado, 10 de julho de 2010

Cap. 9 - O fim da boa vida



Continuando...

Se os dias fossem como os primeiros, o trabalho em navio seria o melhor emprego do mundooooo!
Durante a viagem, ouve uma festa, a chamavam de "Crew Disco", e como não havia passageiros, ela foi mesmo na discoteca, na discoteca dos passageiros (as festas de crew geralmente são no crew bar ou crew mess, mas quando se está de "crossing" as festas podem ser feitas em áreas de passageiros). Durante o dia ajudávamos os veteranos a arrumar as cabines e deixar tudo pronto para o primeiro embarque. E durante a noite descobríamos o navio. Eu fui fazendo amizades e fiz também registrei cada momento dessa primeira semana em fotos e videos ( que logo serão postados aqui também). A primeira Crew Disco ajudou muito em relação a galera se enturmar. Todo mundo se arrumou bem, pois como dizem, a primeira impressão é a que fica. E era a primeira vez que iríamos ver toda a tripulação reunida. A festa começava as 23 e 30, e a nossa galerinha marcou de subir à disco a meia-noite.
Todo mundo reunido, eu Dani, Sandrinho, Denilson, Fran, Marli e outros companheiros, como Bruna Gaúcha, Gale e Kelly.
Chegando lá, vimos todo mundo, galera do Bar, do restaurante, do Staff, e os chefes, inclusive os nossos.
As amizades foram nascendo ali naquela festa. Claro que é muito mais fácil você ter mais apego a quem trabalho no seu mesmo setor, mas tem muita gente legal também nos outros departamentos. Inclusive nos Staffs, porém naquele navio, sentia-se um ar de superioridade vindo de alguns dos dançarinos, principalmente. Não eram tão simpáticos, ou sociais, ficavam mais na panelinha deles, sentindo-se artistas, o que não nego, eram, pois dançavam muito bem, mas não necessitava se fechar pro restante da tripulação, como se fossêmos apenas "o pessoal que faz o serviço pesado". Isso pode acontecer também. Mas dos 4 navios que trabalhei, esse foi o único que o staff ficava em panelinha e não se misturava, os outros 3 eram muito mais unidos em questão de departamento diferentes e etc. Mas logo vocês saberão dessas outras experiências, pois aconteceram depois. Havia muita gente boa ali, e nossa, foi o crew mais bonito que trabalhei, tanto homens quanto mulheres, a tripulação do Soberano 2008/2009 eram quase uma agência de modelos.
O que se sente falta nas festa de navio, é música brasileira. Geralmente colocam latinos para tocar, então se prepare, vai ouvir muita Pachata e Reggaeton!
A festa foi divertida, vi novamente o menino de olhos azuis que conheci na agência, era tão bonito quanto simpático. Bebi o que deu e observei um argentino tentando sambar. Ele parecia muito com o Van Diesel, pode se dizer que é um sósia. Chamávamos ele de Cocô, pela sua cabeça raspada. Percebi olhares diferentes e me aproximei, eu muito cara-de-pau falei com ele de boa e nos tornamos amigos. Mas no navio, acho que com o baque de ter chego ali, todos haviam esquecido da cena da despedida minha e do Ju, então acabei mantendo aquele "segredo" comigo, pois ninguém tocou no assunto. Até tinham algumas mulheres dando em cima de mim no navio, e eu para tornar a vida ali mais fácil, peguei mesmo.
Eu apresentei o Cocô a Dani, e os dois se entenderam muito bem, foi aí que eu e Dani fizemos a parceria. Eu intimava, ela pegava. AUhauHUAHUA
A festa acabou e os dois foram pra cabine, eu voltei pra minha e o Sandrinho não tinha voltado ainda, eu dormi sem ver ele chegar.
Foi anunciada a noite em que teríamos um jantar no restaurante do barco, no restaurante dos passageiros, era um treinamento pro departamento deles saber como servir e tals.
O jantar foi depois de dois dias da festa, um dia antes da nossa chegada em Santos.
Quem pode trocar de roupa, mudou, nós como tinhamos acabado de sair do trabalho fomos direto comer. O uniforme mais feio era o nosso, mas a mesa mais divertida também era a nossa. Nós não tivemos nenhuma etiqueta, demos muita risada, alta e alegre. Nem parecia estarmos no trabalho, e sim numa viagem, como passageiros mesmo.



Após dias de muita diversão e pouco trabalho, chegamos em Santos, havia embarque só no outro dia. E além disso, estava tudo pronto, precisaríamos apenas esperar os passageiros chegarem, pois as cabines estavam prontas.
Saímos para um bar em Santos, bebemos alguns litros de cerveja e voltamos as 4 da manhã para o navio. Foi a primeiro pega de um chefe numa das novas camareiras, não vou citar nomes pra não estragar casamentos rs.
Finalmente o dia chegou. O dia em que a temporada brasileira começava. O dia que realmente comecei a trabalhar em navio, e saber o quanto é difícil.
Chegou o dia de realmente mostrar pra que eu fui lá, e mostrar o quanto sou forte.

GALERA AGORA SIM COMEÇA A VIDA A BORDO VERDADEIRA, O QUE VOCÊS REALMENTE VÃO PASSAR E PENSAR, MUITAS VEZES EM VOLTAR PRA CASA. ESSA É A REALIDADE.

VIDEO: BOBEIRA NO JANTAR, O GALE TAVA AFIM DE PEGAR A DANIE FAZIA AKELAS BRINCADEIRAS BESTAS PRA DAR INDIRETAS.

FOTOS: DA CREW DISCO E DA PRIMEIRA SEMANA.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cap. 8 - Tudo as 1000 maravilhas


Continuando...

O relógio despertou as 7 e 30 da manhã, tomei uma ducha para despertar e vesti pela primeira vez o uniforme de camareiro. Não era bonito, mas era confortável. O "meeting" não reuniu só o meu departamento, foi uma reunião com todos os departamentos. E estavam lá todos os chefes, e o então tão falado e poderoso chefe geral de hotel da empresa. Ele chegou, em trajes simples mas elegantes. Alto de rosto bruto, assusta a primeira vista, mas logo percebe-se que é uma pessoa de boa alma. E foi quando reencontrei ele, o Mister Nuno, o cara que me aprovou e que fez com que eu estivesse ali, junto a ele novamente, mas dessa vez empregado e dentro do tão sonhado navio.
Ele nos deu as boas-vindas, nos alertou que não seria nada fácil o trabalho e entre uma coisa e outra perguntou quem já havia trabalhado com navio antes, ninguém levantou a mão. Eram todos novatos, todos. Alguns falavam outras línguas, outros haviam trabalhado em hotéis, mas ali, em navio cruzeiro, era a primeira vez de todos. Então estávamos todos no mesmo barco, literalmente né. (risos) rs
Após o meeting, tivemos a reunião com o nosso chefe, o nome dele era Eldon, da Guatemala. Ele tinha 3 assistentes, Morassã (não sei com escreve), Curt, e o Bucho ( se lê Butio, é apelido espanhol). Além deles haviam outros dois, que não recordo o nome agora, mas que não trabalhavam diretamente comigo.
A equipe foi apresentada para nós, os calouros, e logo depois nosso chefe Eldon passeou com a gente por todo o navio. Mostrando onde ficava cada lugar e assim fomos conhecendo e claro, tirando horrores de fotos.
Esse dia tivemos treinamento com o "Safety Officer", responsável pela segurança. Logo que entra pra qualquer barco você vai se encher disso, é treinamento um atrás do outros, mas só no começo, mas continuando tendo depois, mas não com tanta freqüência.
O nome do Safety era Chemma, (não esqueçam que no espanhol o "CH" tem som de "tch" como o tchê dos gaúchos.) ele era gente boa, parecia meio maluco até, mas eram divertidos os treinamentos dele, pelo menos nunca tive nenhum problema com ele. Qualquer dia posto uma foto dele aqui. Ele é espanhol.
Fomos comer, a cantina, ou restaurante da tripulação, ou melhor, Crew Mess, como é chamado no navio, era grande, mesas azuis e grandes também, ficava no deck 4 do barco, haviam 3 buffets com várias cubas com pratos diversificados. Me falavam que a comida era horrível, e até então não me pareceu tão ruim. Ao lado do crew mess, havia uma parte separada, que chamavam de Staff Mess, era onde as pessoas do Staff comiam. Havia uma diferença enorme entre os dois ambientes, e isso eu achei uma injustiça desde o início. Os "Staffs" são trabalhadores como nós, não tem o porquê de separar o crew dos staffs, mas os navios nem sempre são tão justos assim. Sorte de quem é crew, que, apesar do salário mais baixo, tem muitas regalias e trabalho leve. Não tão leve assim, mas digamos que comparado ao trabalho de quem come no Crew Mess, é bem fácil sim.
Nesse dia, era domingo, zarpamos com o navio em direção a Santos, a previsão de chegada era quinta-feira. Já acabando o horário do expediente, fomos ajudar os camareiros antigos, na maioria deles latinos, a terminar as cabines e já aprender como devíamos fazer. O trabalho aparentemente parecia fácil, arrumar uma cama ali, limpar um banheiro ali. Fácil demais.
Mas na real, eu embarquei num período fácil, final de "Crossing" (travessia do mar, geralmente feita sem nenhum passageiro, é usada para dar uma "geral" no navio, é a distância percorrida da localidade de uma temporada para outra. Neste caso, o navio veio de Miami, era a primeira temporada dele nas mãos da Pullmantur), faltando apenas uma semana para embarque, chefe Eldon no comando, isso significava que estava tudo em ordem, nada atrasado, todos os banheiros estavam limpos, só faltavam algumas camas e set ups das cabines a serem feitas, nada que um time de 70 camareiros fizesse rápido e bem feito nesses 4 dias que teríamos a frente.
Entre os camareiros haviam várias nacionalidades, pessoas do Panamá, Guatemala, El Salvador, Colômbia, Peru, Argentina Chile, na verdade de toda a América Latina e Central, mas a grande maioria de Honduras. Haviam outras nacionalidades também, pessoas das Filipinas, Indonésia e alguns europeus dos Países Baixos. Da europa mais conhecida, de países como Espanha, Itália e etc eram mais cargos de chefia. Camareiros eram mais essas nacionalidades, mas haviam muitos Cleaners filipinos e indonésios.
O cargo de cleaner é um cargo abaixo do de camareiro, ganham cerca de 700 dólares por mês, trabalham 12 horas por dia, geralmente horas corridas, e são eles que você, se camareiro, vai chamar para ser seu helper, o seu ajudante no dia de embarque e nos dias que seu corpo está podre e você não consegue fazer o "trampo" sozinho.
O expediente acabou, fomos pro Crew Bar.

O Crew Bar do Soberano é muito bem estruturado. Era um bar com área interna e externa, grande com mesas redondas e na parte interna sofás. Em ambas partes haviam o balcão do bar, e o bartender do crew ficava em apenas um deles, isso dependia das condições do tempo, mas você poderia ir até ele em qualquer momento do dia, fora da sua hora de trabalho, supostamente.
Outro dia coloco a foto do bar.

A nossa galerinha era uma das mais animadas do barco, bebíamos, fazíamos piada de tudo, e dá-lhe cerveja. Tudo estava sendo uma maravilha. Não poderia reclamar de nada. Liguei pra minha mãe e contei como estava tudo. Ela ficou super feliz em saber que estava tudo bem.
Eu achei tudo muito fácil, mas na verdade eu não tinha visto nada, aquilo era apenas um começo, muito feliz por sinal, pode se dizer que foi até uma excessão a primeira vez de muitas outras pessoas.
Mas ainda era o 2ª dia, apenas o segundo. Segundo meu contrato, haviam mais 5 meses e 28 dias ali dentro.
E até então estava tudo bem, até então.

CONTINUO AMANHÃ GALERA, CONTINUEM COMENTANDO E DIVULGUEM O SITE AIH RSRSRSRS

foto: eu no tour pra conhecer o navio com o chefe Eldon!

sábado, 3 de julho de 2010

Cap. 8 - A primeira noite


Finalmente continuando rsrs...

Agora estávamos todos dentro do navio, ele era enorme. E ali, após revistarem as malas de cada um de nós, fomos divididos por departamento. Sendo assim, todos que iriam trabalhar para o restaurante foram pra um lado, bar para outro, Housekeeping para outro e assim por diante.
Eu era do Housekeeping, e acompanhei o rapaz que estava responsável por nos guiar.
Ele nos levou até a Oficina, aqui seria como escritório, mas no navio se fala Oficina, escritório em espanhol. Lá entregamos os documentos, pegamos a chave da cabine e o "name tag", o crachá.
A minha cabine era a 202, e fiquei ansioso para saber quem estaria comigo compartilhando ela, pois no Soberano as cabines são de duas pessoas. A minha sorte foi que era um brasileiro, já citado aqui, o Sandrinho. Curitibano, jovem e gente fina, curtia bagunça e então não teve problema nenhum. Ele foi meu primeiro parceiro de cabine. A Dani ficou junto com a Marli, e isso fez com que a Fran, amiga da Marli ficasse com ciúmes. O Gale foi com um latino e o Denilson também. Dos homens brasileiros apenas eu e o Sandrinho que ficamos juntos (pelo que lembro).
Agora era hora de ir até a cabine deixar as coisas e ir comer.
Chegamos na nossa cabine, o Sandrinho quis a cama de cima, eu fiquei com a de baixo, que pra mim é melhor mesmo. A cabine é um cubículo. Tinha um beliche, um balcão, duas prateleiras, uma televisão, telefone, frigobar, armário, gavetas e dois gavetões abaixo da cama.
O clima era de pura alegria, tudo era muito novo para todos nós. Tudo naquele ambiente era surpreendente, nos corredores eram apenas sorrisos, não tinha ninguém triste por estar ali.
Era apenas uma das primeiras horas que estávamos ali dentro.
Fomos comer, a comida não era tão ruim quanto haviam me falado, mas não era o melhor banquete. Mas haviam variedades, o tempero não era como o nosso, mas, pelos no Soberano não se comia mal, como em outros barcos.
Depois fomos pegar os uniformes, levar documentos no médico e fomos dispensados, só iríamos começar o trabalho mesmo no outro dia, domingo.
Todos estavam cansados da viagem, eu falei com quase todo mundo ali do Housekeeping, mas a nossa roda começou a se formar logo no primeiro dia. Eu, Dani, Marli, Sandrinho, Gale, Denilson, Fran. Todo mundo era muito gente fina, galera do bem mesmo, mas nós nos juntamos automaticamente, natural mesmo.
Um de nossos supervisores avisou sobre a reunião que teríamos as 8 da manhã do dia seguinte, colocamos relógios e celulares para despertar e fomos dormir.

PS: As reuniões no barco são chamadas de "Meeting", sempre será assim que vão falar sobre o encontro da equipe com a sua chefia ou alguma chefia do navio. Meeting!

Eu estava ansioso, demorei um pouco pra dormir, conversei bastante com Sandrinho, pra gente se conhecer melhor. Logo a conversando foi dando sono e apagamos as luzes para dormir.

Finalmente estávamos embarcados. E eu, já com os olhos fechados me perguntei se aquilo era o começo de um grande sonho, ou um pesadelo. E foi com esse pensamento que fechei meus olhos e dormi.

AMANHÃ CONTINUO!
COmentem e sigam ali do lado! uHAUhau abraços

FOTO: Meu primeiro "Name tag", com nome errado, é com "Z" e não tem "i" no sobrenome. rs